Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu mídia jornalismo

Edney Silvestre sobre demissão da Globo: 'Fiquei surpreso'

Jornalista conta que, apesar do desligamento, tem 'zero mágoa' da emissora

O escritor e jornalista Edney Silvestre - Victor Pollak/TV Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conceituado jornalista da TV Globo, Edney Silvestre, 72, acaba de ser desligado da emissora após 30 anos. O profissional fez o anúncio por meio de suas redes sociais. "Queria agradecer esse tempo de apoio, de carinho. Não é um adeus. Com gratidão, até breve", disse.

Em papo com o F5, Edney confirmou que não foi ele quem pediu para sair. "Foi decisão da empresa. Na rescisão de contrato que assinei estava a frase: ‘demitido sem justa causa’", revela. Procurada, a Globo ainda não havia respondido as solicitações.

Apesar disso, o repórter completa que o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, "foi extremamente elegante comigo" e que ele, inclusive, mandou uma carta aberta –praxe na emissora– com elogios ao profissional para toda a redação. "Zero mágoa da Globo. Ela peitou minha entrada, inexperiente que era, [quando fui] criticado por alguns medalhões."

"E ela [Globo] ainda publicou, também para todo o jornalismo da TV Globo, a minha carta de despedida", emenda. A partir de agora, Silvestre conta que vai usar o tempo livre para se dedicar a palestras, apresentações de eventos, conferências, peças de teatro, musicais e aos seus livros.

Apesar de tudo isso, o jornalista revela que ficou surpreso com a demissão. "Fiquei surpreso, sim. Estava trabalhando num Globo Repórter sobre mudanças de comportamento nos últimos 50 anos, para ir ao ar em abril. E tinha tido outra edição do programa sobre ‘novo envelhecimento’, com forte repercussão nas redes sociais e na audiência", comenta.

Sobre a possibilidade de continuar como repórter de TV, ele é taxativo: "Tenho um percurso, entre cobertura de atentados de 11 de setembro de 2001, Oscar, entrevistas com Nobel de Literatura, que seria impossível repetir nos atuais tempos da TV brasileira."

Colegas de profissão lamentaram a saída. "Querido, nós é que somos especialmente gratos pelo seu jeito aconchegante de ser, por sua sensibilidade e talentos inspiradores. Fica mais um buraco na redação", escreveu a repórter Graziela Azevedo na mesma publicação.

Figura marcante como repórter em telejornais da Globo desde os anos 1990, Edney Silvestre passou a ser reconhecido pela ficção a partir da obra "Se Eu Fechar os Olhos Agora" (2009), que lhe rendeu o prêmio Jabuti de Literatura e teve sua história transformada em minissérie, pela emissora, sob direção de Carlos Manga Jr. em 2018.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem