Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu jornalismo

'Travessia' é inspirada em caso real de linchamento por fake news

Gloria Perez viu vídeo na internet para idealizar história da protagonista, Brisa

Lucy Alves interpreta sua primeira protagonista numa novela das nove em 'Travessia', escrita por Gloria Perez
Lucy Alves interpreta sua primeira protagonista numa novela das nove em 'Travessia', escrita por Gloria Perez - Fabio Rocha/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novela Travessia, que estreia na Globo na segunda (10), é inspirada em casos reais de vítimas de fake news. A maranhense Brisa (Lucy Alves) é cercada por pessoas furiosas que veem semelhança entre ela e a imagem de uma suposta sequestradora de bebês. Desesperada, ela foge no carro de um desconhecido, o hacker Oto (Romulo Estrela).

Glória Perez, a autora do folhetim, se inspirou em vídeos de vítimas de linchamentos similares para escrever a trama, disse, no Fantástico deste domingo (9).

Travessia entra no lugar da aclamada Pantanal na vaga das 21h30 da Globo.

O interior do Maranhão onde começa Travessia faz as vezes da periferia do, Guarujá de onde veio Fabiane Maria de Jesus, a Brisa da vida real. Em 2014, ela foi vítima de linchamento por ser identificada como uma sequestradora de crianças a partir de notícias falsas compartilhadas no Facebook.

A dona de casa foi espancada até a morte. Cinco pessoas foram presas pelo crime. No Fantástico, uma das filhas da mulher torce pela personagem que a história de sua mãe inspirou: "Que ela consiga ter justiça". A família luta por indenização da rede social pelo crime.

Além do burburinho do assunto contemporâneo, a novela conta com nomes de peso, como Chay Suede, Romulo Estrela, Giovanna Antonelli e a influencer e ex-BBB Jade Picon, que estreia como atriz direto no horário nobre, sob protesto do sindicato de atores.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem