Televisão

Manoel Soares relata ofensas racistas em ato por justiça a Moïse Kabagambe

'Pessoas dizendo para a macacada voltar a trabalhar [...] tomei cotovelada', diz

Manoel Soares acompanha ato ato por justiça a Moïse Kabagambe
Manoel Soares acompanha ato ato por justiça a Moïse Kabagambe - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O apresentador Manoel Soares, 42, afirmou que foi alvo de ofensas racistas durante manifestação por justiça a Moïse Mugenyi Kabagambe, 24, jovem congolês espancado e morto no Rio de Janeiro, realizada na manhã deste sábado (5), na Barra da Tijuca.

Durante o programa É de Casa, da Globo, Soares pediu para ir ver o protesto de perto. Ao voltar ao estúdio após acompanhar a manifestação ao vivo, ele disse para as apresentadoras Ana Furtado, Patrícia Poeta, Talitha Morete e Tati Machado que ficou impressionado com a quantidade de pessoas xingando o movimento, "dizendo para a macacada voltar a trabalhar".

"Doideira aquilo lá. Ao mesmo tempo que a gente teve muita manifestação querendo justiça, vocês não fazem ideia da quantidade de pessoas me provocando..tomei cotovelada de pessoas de pele clara", afirmou.

Na hora que estava indo para a van da Globo para retornar ao programa, Soares disse que um "homem branco, grandão" quis arranjar briga com ele. "Vocês acreditam que o homem parou na minha frente para eu trombar nele. Aí eu fui para o outro lado, ele foi e falou: 'Qual foi'?"

Soares disse para as pessoas que vão participar de protestos pelo Brasil que não percam a cabeça com essas provocações.

Antes de ir para o protesto, quando ele e as apresentadoras falavam sobre a morte de Moïs, Soares pediu para a direção do programa não mostrar o vídeo do congolês sendo agredido. "Vou pedir para o diretor do programa não exibir as imagens. É sábado de manhã." A solicitação foi atendida.

Moïs foi morto a pauladas na noite do dia 24 de janeiro no quiosque Tropicália. Três homens foram presos sob suspeita do crime.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem