Televisão

Claude Troisgros diz que Mestre do Sabor o popularizou e já contratou duas ex-participantes

Chef francês afirma que pode abrir 1° restaurante em São Paulo nos próximos meses

Os chefs Claude Troigros e Batista em momento de carinho no Mestre do Sabor
Os chefs Claude Troigros e Batista em momento de carinho no Mestre do Sabor - Gshow/ Samuel Kobayashi
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem acompanha o reality gastronômico Mestre do Sabor (Globo) já deve ter pensado que até mesmo o prato menos votado pelos jurados deveria ser uma delícia. E é exatamente assim. Para os chefs Claude Troisgros e Kátia Barbosa, que têm a sorte de provar todas as iguarias, é muito difícil dar a notícia de eliminação para o "menos maravilhoso", como gosta de pontuar Barbosa.

O programa está em sua reta final. Seis competidores participam da fase Na Peneira, nesta quinta-feira (9), e os três melhores na primeira prova vão direto para a semifinal. Os demais vão para a segunda etapa, na qual um participante será eliminado. Ana Zambelli, Dário Costa, Junior Marinho, Lydia Gonzalez, Moacir Santana e Serginho Jucá seguem na disputa do prêmio de R$ 250 mil –a final deve ser ao vivo no dia 23.

Para Claude, será "briga de cachorro grande" daqui para frente. "Não posso falar dos favoritos. Até tenho os meus, mas é difícil opinar sendo apresentador. Todos são muito bons e podem vencer. Tem um mais tradicional, outro mais moderno, outro que tem mais técnica, um que cozinha de forma mais sutil."

Com 16 anos de televisão e mais de 40 no Brasil, o chef francês conta que, gradualmente, tem perdido a timidez e o nervosismo em frente à TV. Ao lado do fiel escudeiro e amigo de longa data Batista, Troisgros diz que o programa o ajudou, e muito, a mostrá-lo para o país. Ele havia trabalhado no canal por assinatura GNT por 14 anos antes de ir para a TV aberta.

"Já tenho um tempo de vida na TV. Obviamente que passar para um canal aberto com milhões de telespectadores é muito maior. O Mestre atingiu um público maior do que eu estava acostumado a lidar, mais popular. Abriu as portas do interior do Brasil e ajudou a popularizar a minha imagem", diz Troisgros.

Completamente adaptado ao Brasil, Claude Troisgros tem seis estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro, todos com atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. A novidade é que ele deverá abrir nos próximos meses, se a pandemia deixar, o primeiro restaurante em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, na zona sul da cidade.

Troisgros revela que a chef responsável pelo novo empreendimento será uma ex-participante da primeira temporada do Mestre do Sabor: Carol Albuquerque, chef gaúcha que começou a cozinhar na infância e estagiou no restaurante de Troisgros no início da carreira. Ela foi eliminada na etapa anterior à semifinal. "Carol é ótima. Também trabalho com a chef Viviane Almeida, que foi da primeira edição do programa. Elas estavam livres no mercado e a proximidade ajudou a fazer essa ponte."

O chef Claude com a chef Carol Albuquerque que, posteriormente, acabou contratando
O chef Claude com a chef Carol Albuquerque que, posteriormente, acabou sendo contratada - Divulgação

E se depender de Claude Troisgros, as parcerias com cozinheiros que ele conhece no programa não vão parar por aí. Já há pelo menos um nome dessa atual segunda temporada que o interessa. "Imagino que possa trabalhar com mais gente, sim. Já estou em contato com um deles para um futuro negócio. O Mestre do Sabor é um show de talentos."

Questionado se Dário Costa, ex-participante do MasterChef (Band), um dos destaques da segunda temporada, seria um dos favoritos a vencer o programa, o chef francês deu risada, e disse apenas que ele era um dos favoritos, mas não quis opinar sobre nenhum especificamente. "Agora é peneira, os seis melhores estão aí. A prova vai ser demais, só vão ficar os principais."

NA PENEIRA

Na primeira prova da fase Na Peneira, desta quinta-feira (9), os chefs terão de apresentar um prato de frango orgânico com um fruto do mar de sua escolha. Já na segunda etapa, os candidatos terão três ingredientes inusitados na qual os chefs vão avaliar o sabor, mas também, a criatividade.

Para Kátia Barbosa, chef e jurada do programa, essa fase será desafiadora e emocionante. "Choro todos os programas, em todas as fases meu coração aperta. É um grupo muito forte que entende de sabor. Sofro, porque acho todos talentosos. Vai ter muito choro", adianta.

Para ela, os cozinheiros desta temporada são mais focados e mais calmos que os da primeira do Mestre do Sabor, que "já eram ótimos". "Costumo dizer que a carreira deles começou agora, podem ter três restaurantes, mas o mundo está conhecendo eles hoje. Às vezes não ganha, mas sai bem na fita."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem