Televisão

Matheus Ribeiro é contratado pela Record para apresentar telejornal em Brasília

Jornalista pediu demissão da TV Anhanguera, afiliada da Globo, em 8 de abril

O jornalista Matheus Ribeiro assina com a RecordTV
O jornalista Matheus Ribeiro assina com a RecordTV - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Matheus Ribeiro, 26, assinou na tarde desta sexta-feira (24) com a RecordTV. Ele vai apresentar o DF Record, telejornal local exibido no horário nobre da emissora, às 19h10. A estreia deve acontecer em 4 de maio, segundo apurou o F5.

"O jornalismo da Record TV não cansa de se reinventar. A chegada de Matheus acrescenta mais versatilidade e espontaneidade à nossa receita de sucesso na capital federal", disse Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da emissora, em comunicado divulgado à imprensa.

Após se tornar conhecido por ser o primeiro âncora assumidamente gay a apresentar o Jornal Nacional, na edição especial de 50 anos, Matheus Ribeiro pediu demissão da TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, no dia 8 de abril.

O jornalista, que ocupava o lugar de âncora da 2ª edição do Jornal Anhanguera havia quatro anos, pediu demissão em uma troca de emails com a chefia, na qual declarou não concordar com certas condutas da empresa de comunicação nem com seu salário.

SAÍDA DA AFILIADA DA GLOBO

Ribeiro chegou a enviar uma carta explicando os motivos de sua saída à chefia da TV Anhanguera. O conteúdo foi divulgado pelo colunista Leo Dias, do UOL, e confirmado ao F5 pelo jornalista. Procurada, a Globo não se manifestou sobre o assunto.

Em nota oficial, a afiliada em Goiás declarou que "o apresentador Matheus Ribeiro não faz mais parte do quadro de colaboradores da empresa. O desligamento do jornalista foi motivado por incompatibilidade entre os projetos pessoais do profissional e o que rege o código de conduta dos jornalistas da TV Anhanguera e TV Globo."

Uma das divergências do jornalista era relacionada à forma que ele interagia nas redes sociais. No Instagram, Ribeiro é seguido por 444 mil pessoas. "Tenho o maior número de seguidores entre os nossos colegas, minhas redes superam as da própria emissora, tenho uma relação legal com o meu público, converto isso em resultados para o jornal... Me proibir de fazer uma live para conversar com meus amigos e bater papo com os seguidores beira a censura desmotivada, pelo simples prazer de exercer o poder", escreveu.

Ribeiro também apontou sua infelicidade com o ambiente de trabalho proporcionado pela empresa. "Me sinto desrespeitado, menosprezado e subutilizado", reiterou. Antes de se tornar âncora, o jornalista atuou como repórter por dois anos na afiliada goiana da Globo. Ele também chegou a fazer diversas participações na GloboNews.

Em sua conta no Instagram, Ribeiro fez um post de despedida, afirmando que tem carinho e agradecimento enormes pela TV Anhanguera. "Foi a casa que me deu condições de mostrar meu trabalho, informar milhões de goianos e viver experiências incríveis", afirmou ele, deixando desejos de sucesso aos colegas e um até logo ao seu público.

"Na vida é preciso saber o momento de fechar ciclos e iniciar novos desafios. É com este sentimento que tomei minha decisão. Ressalto que não há nenhum relação entre meu pedido de demissão e a crise provocada pela Covid-19." ​

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem