Televisão

Aguinaldo Silva culpa diretor pelo mau desempenho da novela 'O Sétimo Guardião'

Autor foi demitido pela Globo após 40 anos de parceria

Aguinaldo Silva aparece com os dois troféus Emmy
Aguinaldo Silva com seus dois troféus Emmy - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O diretor Aguinaldo Silva, 76, aproveitou uma conversa que estava tendo com os fãs nas redes sociais para indicar o que deu errado na novela “O Sétimo Guardião” (2018-2019), e acabou culpando o diretor Rogério Gomes.

“Surpresa foi assistir a ‘O sétimo Guardião’ e pensar que o autor é Aguinaldo Silva. Até hoje não acredito, isso sim foi uma surpresa, só que negativamente!”, afirmou um internauta. “Pois é querido, mas a novela que você viu não era a que eu escrevi. Era a que o diretor reescreveu”, disparou o escritor.

Os internautas se dividiram entre alfinetadas e elogios a Aguinaldo. “Sempre quando o negócio dá ruim, você bota a culpa no diretor”, afirmou uma. “Você não precisa dar satisfação a ninguém, o seu trabalho fala por si só, suas novelas são impecáveis”, opinou mais uma.

Aguinaldo foi demitido no início do ano, após uma parceria de 40 anos. Na ocasião, a emissora afirmou que a demissão foi provocada pela falta de novo projeto do autor, mas manteve outros com até cinco anos sem produzir. A dispensa é atribuída internamente a conflitos de relacionamento com o comando da Globo.

Entre problemas, que incluem escândalos nos bastidores, “O Sétimo Guardião” ficou muito atrás das antecessoras em relação à audiência, com média de 28,7 pontos (cada ponto do Ibope equivale a 73 mil domicílios na Grande SP). “Segundo Sol” tinha ficado com 33,3 pontos e “O Outro Lado do Paraíso”, 37,8.

A obra rendeu dores de cabeça à emissora, pois um grupo de alunos de um curso ministrado por Aguinaldo reivindicou a coautoria da sinopse, que teria sido feita em sala de aula.

Além disso, boatos envolvendo atores da trama chamaram mais a atenção do público na época. A crise aconteceu em torno da separação de José Loreto, 34, da atriz Débora Nascimento, 33, sob boatos de que a pivô seria Marina Ruy Barbosa, 23, também na trama.

A partir daí surgiram especulações de internautas sobre um “surubão de Noronha”, em referência às festas de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank na pousada do casal em Fernando de Noronha— e um “dark room”, um quarto escuro nos estúdios da Globo onde todo o tipo de aventura sexual poderia acontecer.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem