Televisão

Globo para gravação de novelas e reprisa 'Novo Mundo', 'Totalmente Demais' e 'Fina Estampa'

'Nos Tempos do Imperador', que iria substituir 'Éramos Seis', tem estreia adiada

Marina Ruy Barbosa em 'Totalmente Demais' - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do novo coronavírus, a Globo decidiu paralisar as gravações de suas novelas no ar: "Salve-se quem Puder", "Amor de Mãe" e "Nos Tempos do Imperador". Essa última, que deveria estrear no dia 30 de março no lugar de "Éramos Seis", teve sua ida ao ar adiada.

Com o fim da trama de Lola (Gloria Pires) no próximo dia 27, a emissora vai exibir, a partir do dia 30 de março na faixa das seis, uma versão compacta de "Novo Mundo", de 2017. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Vinicius Coimbra, a novela retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa. A trama é ambientada no período que antecede a história de "Nos Tempos do Imperador", dos mesmos criadores.

Também no dia 30 de março, começa a ir ao ar uma versão compactada de "Totalmente Demais" (2015-2016), na faixa das sete, no lugar de "Salve-se quem Puder", que segue em exibição até dia 28 e depois terá uma pausa.

Já "Amor de Mãe" será exibida até este sábado (21), quando sua primeira fase chega ao ápice. A segunda etapa da novela será temporariamente suspensa e, a partir de segunda-feira (23), irá ao ar uma versão compacta de "Fina Estampa", de 2011, escrita por Aguinaldo Silva com direção de núcleo de Wolf Maia.

Segundo nota encaminhada pela Globo, a paralisação das gravações é necessária para evitar o contato físico, estratégia considerada fundamental para conter a expansão do vírus.

"E não há novelas sem abraços, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança. Interrompendo as gravações, protegemos nossos talentos e, ao mesmo tempo, a sociedade: evitando o contágio aqui, evitamos que ele se espalhe lá fora. O nosso primeiro compromisso é com a saúde de nossos colaboradores e do público", informa a emissora.

A Globo não informou quando as gravações serão retomadas. Em nota divulgado à imprensa, a emissora afirmou que tem acompanhado o desdobramento do covid-19 e tem tomado medidas para contribuir para conter o avanço da pandemia.

"A empresa tem consciência da importância do seu conteúdo para levar diversão e, sobretudo neste momento, informação para os brasileiros que estarão cada vez mais em casa nos próximos dias. Levando em conta a segurança das suas equipes e este compromisso da Globo com a sociedade, várias decisões foram tomadas e algumas delas o público verá refletidas na sua relação com os conteúdos de jornalismo, esporte e entretenimento, em todos os canais Globo de TV por assinatura, Globoplay e TV Globo", diz a nota.

PROGRAMAS DE VARIEDADES

A Globo também decidiu suspender os programas Encontro com Fátima Bernardes, Globo Esporte e Se Joga para dar mais espaço para cobertura jornalística da pandemia do coronavírus. O programa Mais Você, de Ana Maria Braga, já havia sido retirado da grade nesta segunda (16).

"No caso da TV aberta, que chega a quase 200 milhões de brasileiros, a Globo vai aumentar muito a presença do jornalismo, chegando a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4h da manhã às 15h. Com isso, alguns programas terão a sua exibição suspensa", diz a nota.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem