Televisão

Brie Larson come larva exótica e Channing Tatum caminha sobre rio em Celebridades à Prova de Tudo

Bear Grylls tira famosos da zona de conforto em 5ª temporada da série

Bear Grylls e Channing Tatum em 'Celebridades à Prova de Tudo' Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que Cara Delevingne, Channing Tatum e Brie Larson têm em comum? Todos eles toparam participar de um desafio no meio de florestas ao lado do aventureiro Bear Grylls para a 5ª temporada de Celebridades à Prova de Tudo, série da National Geographic que estreou em meados de janeiro.

Tirando celebridades da zona de conforto, Grylls permite que fãs vejam seus ídolos vivendo na natureza por 48 horas em lugares inóspitos, passando por momentos difíceis e percebendo suas mudanças de comportamento frente aos acontecimentos mais adversos. 

Larson, por exemplo, pula de um helicóptero direto ao mar e come uma larva exótica nas ilhas Pérola (Panamá), enquanto Tatum coloca à prova seus conhecimentos de paraquedismo e caminha sobre um rio congelado entre as montanhas da Noruega.

"Tem quem ache que eu sou muito ousado e arriscado, mas na realidade eu sou muito cauteloso e estou consciente dos riscos para meus convidados e para mim", afirma o apresentador em entrevista à National Geographic e obtida com exclusividade pelo F5

Também participam da temporada os atores Joel McHal, Armie Hammer ("Me Chame Pelo Seu Nome") e Zachary Quinto ("American Horror Story"); a alpinista Alex Honnold, o radialista Bobby Bones e o ex-lutador Dave Bautista. Em temporadas anteriores, o desafio estrelas teve Ben Stiller e até o ex-presidente dos EUA Barack Obama, por exemplo.

No entanto, Grylls revela que a convidada que mais o surpreendeu durante as gravações da série foi a atriz Cara Delevigne, quem ele descreve como "uma sobrevivente de corpo e alma", pois carrega muita positividade e uma história pessoal chocante, cheia de enormes desafios e de resiliência.

Exibido aos domingos, às 21h, o programa tem propósito claro para o apresentador: "Espero que os espectadores saiam de casa, se envolvam com a natureza e tirem proveito de tudo o que uma aventura pode oferecer. Além de aprender com a natureza, desenvolver um espírito de nunca desistir, que pode ser incorporado à sua vida cotidiana."

Confira a entrevista completa com Bear Grylls.

O que diferencia o Celebridades à Prova de Tudo de outras séries sobre a natureza?
Eu diria que é único no sentido de levar essas pessoas muito famosas a lugares que estão longe de sua vida normal, da sua zona de conforto, para que experimentem algo bonito e fortalecedor, o que normalmente não fariam. As pessoas adoram ver seus ídolos encarando a natureza, passando por momentos difíceis e vendo como mudam e como se sentem mais confiantes em si mesmos. Isso sempre é algo inspirador. 

Qual foi o convidado com quem você trabalhou nesta temporada que mais o surpreendeu?
Cada episódio desta temporada foi especial para mim, mas acho que a Cara Delevigne realmente me surpreendeu. Ela é uma sobrevivente de alma e realmente trouxe esse espírito à natureza. A positividade e determinação que ela demonstrou em sua vida a ajudaram muito em nossa viagem e foi muito chocante conhecer sua história pessoal. Apesar dos enormes desafios que ela enfrentou durante sua fase de crescimento, a Cara mostra que a verdadeira resiliência vem de dentro de cada um, que ter coragem é enfrentar o que é mais difícil para nós e que sempre temos que seguir em frente. 

Como você escolhe o local ou a aventura de cada celebridade? Eles têm que passar em um teste?
Não há um teste específico, mas perguntamos sobre suas habilidades, o que já fizeram e o que sempre sonharam em fazer. Quando estamos na natureza é sempre uma situação dinâmica, você precisa estar em forma, mas nós –como uma equipe– conseguimos antecipar o que vai acontecer, só que apenas até certo ponto. Nossa equipe geralmente procura um lugar com antecedência e traçamos um roteiro de viagem, para viver uma aventura, que vai proporcionar aos nossos hóspedes uma experiência verdadeiramente inesquecível e fortalecedora. Isso é tudo. Deixamos a natureza tomar conta do resto.

Como a série mudou ao passar para a National Geographic?
Estou muito satisfeito por termos trazido a série para uma plataforma internacional tão importante quanto a National Geographic. A Nat Geo é sinônimo de aventura e uma verdadeira apreciação do nosso planeta. Pareceu como voltar para casa. Em geral, esta temporada é mais destemida e ousada que as anteriores: com missões mais difíceis, locais mais selvagens e um grupo celebridades incrível. Para mim foi memorável sem dúvida e um enorme privilégio, como sempre.

O que você espera que os espectadores aprendam com Celebridades à Prova de Tudo?
Espero que eles saiam de casa, se envolvam com a natureza e tirem proveito de tudo o que uma aventura pode oferecer. Além de aprender com a natureza, desenvolver um espírito de nunca desistir, que pode ser incorporado à sua vida cotidiana.
 
Suas aventuras ajudam o público a prestar atenção em questões como conservação ambiental e animal?
Se minhas viagens me mostraram alguma coisa é quão valioso este planeta é, e como a natureza é fundamental para a humanidade. Você tem que ver para acreditar. É por isso que é tão importante sair ao ar livre e criar um relacionamento mais forte com o mundo natural. Você não precisa ir muito longe, para ver que a devastação está acontecendo. 
É por isso que Obama, ex-presidente dos EUA, queria para fazer uma viagem com a gente no Celebridades à Prova de Tudo. Ele estudou os dados científicos e disse: "Eu já vi todos os dados, entendo isso, mas quero ver com meus próprios olhos e experimentá-los". O mesmo aconteceu com Narendra Modi, primeiro ministro da Índia, depois de levá-lo a uma viagem para uma floresta tropical, anunciou sua intenção de proibir o uso de plástico descartável na Índia. Esses momentos são as sementes da mudança e o programa foi a melhor sala de aula.

Você fica nervoso ou com medo antes de sair em uma aventura?
É sempre assustador enfrentar coisas novas, especialmente em um ambiente selvagem onde as coisas são totalmente imprevisíveis. Acredito que eu fico tão nervoso quanto nossos convidados celebridades, antes de começar, mas a chave para tudo isso é estar disposto a enfrentar seus medos e seguir em frente. Tem quem ache que eu sou muito ousado e arriscado, mas na realidade eu sou muito cauteloso e estou consciente dos riscos para meus convidados e para mim. Acho que uma das partes mais difíceis do Celebridades à Prova de Tudo é para os famosos, afinal, eles estão se comprometendo com tudo, cem por cento, desde quando começamos e eles têm que confiar em mim desde o início.
Confiança, ainda mais na natureza, leva tempo, mas nas nossas viagens as celebridades têm que dar um salto no vazio, um voto de confiança logo quando acabamos de nos conhecer. Isso sempre traz um elemento de adrenalina e entusiasmo extra, tanto para eles, como para mim. 

Quem o inspira?
Meu falecido pai, um ex-oficial da marinha, que me ensinou o espírito de aventura desde muito pequeno. 

Que novos lugares você gostaria de visitar nas suas próximas aventuras?
Estou empolgado com a ideia de mais episódios na Índia e na China este ano, além da Austrália. Todos os países extraordinários com grande diversidade e beleza.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem