Televisão

'Éramos Seis': Veja quem é quem na nova novela das 18h da Globo

Quinto remake da trama inspirado na obra de Maria José Dupré estreia nesta segunda (30)

Isabel (Maju Lima), Carlos (Xande Valois), Julinho (Davi de Oliveira), Júlio (Antonio Calloni), Lola (Gloria Pires) e Alfredo (Pedro Sol)
Isabel (Maju Lima), Carlos (Xande Valois), Julinho (Davi de Oliveira), Júlio (Antonio Calloni), Lola (Gloria Pires) e Alfredo (Pedro Sol) - Raquel Cunha/Globo
São Paulo

A partir desta segunda-feira (30), os conflitos e alegrias da família Lemos serão contados em "Éramos Seis", nova novela das 18h da Globo. Este é o quinto remake da trama, o primeiro feito pela emissora carioca.

A história de Lola (Gloria Pires), Júlio (Antonio Calloni) e seus quatro filhos –Carlos (Xande Valois /Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio)– já foi encenada em 1958 na Record, em 1967 e em 1977, na TV Tupi, e em 1994 no SBT.

A versão atual é baseada no texto de 1994, escrito por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho. Todas são inspiradas na obra de Maria José Dupré, de 1943. 

A trama se passa em São Paulo e mostra a luta de Lola para manter a família unida apesar das divergências e dificuldades financeiras. 

Lola (Gloria Pires)

Eleonora Lemos, a Lola é a amorosa mãe de Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio). Casada com Júlio (Antonio Calloni), tem como orgulho da vida a casa onde mora com a família, comprada por meio de de um financiamento. Para ajudar Júlio a pagá-la, Lola se dedica à confecção e venda de peças de tricô.

Júlio (Antonio Calloni)

Marido de Lola, ele tem dificuldade em demonstrar o amor que sente pelos filhos. Vendedor na loja de tecidos de propriedade de Assad (Werner Schünemann), tem a ambição de um dia ser rico como o chefe. Na companhia do amigo Almeida (Ricardo Pereira), frequenta um cabaré onde tem Marion (Ellen Rocche) como amante fixa e confidente para seus conflitos mais íntimos, como a luta para manter em dia a prestação da casa onde mora.

Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita)

Certinho e estudioso, o filho mais velho de Lola e Júlio sonha ser médico. O adolescente nutre uma paixão por Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo) e é correspondido. Tem uma relação conflituosa com o irmão Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), mas, ao mesmo tempo, é o filho mais companheiro de Lola e não mede esforços para ajudá-la quando a família enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes)

O mais bonito e genioso dos filhos de Lola e Júlio se envolve em confusões o tempo todo e não tem bom desempenho na escola. Além disso, rivaliza com Carlos, não se entende com o pai e abusa da paciência da mãe. Mas, apesar da rebeldia nata, tem bom coração e seu idealismo o levará a caminhos surpreendentes na vida adulta.

Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach)

É o filho mais ambicioso de Lola e Júlio. Desde pequeno sonha estudar engenharia e ser rico. Criança travessa, se realiza ao ganhar de presente de sua tia Olga (Maria Eduarda de Carvalho) um cachorro, a quem batiza de Jagunço. Nutre um afeto por Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz), com quem convive desde criança.

Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio)

A caçula de Lola e Júlio é o xodó do pai, que faz todas as suas vontades. A situação incomoda Lola, que não concorda com o tratamento diferenciado dispensado pelo marido à filha. Divertida, tem o hábito de deixar o vizinho Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) desconcertado com seu jeito despojado.

Clotilde (Simone Spoladore)

Irmã do meio de Lola é prestativa, companheira, amorosa com os sobrinhos, mas muito rígida e exigente consigo mesma. Sofre com as piadas que Olga, sua irmã mais nova, faz por não ter se casado. Mas a sina de viver solitária parece ter fim quando ela conhece e se apaixona por Almeida (Ricardo Pereira). Contudo, logo decepciona-se com a descoberta de que ele é desquitado e que, por conta das leis e costumes da época, não pode se casar com outra mulher.

Olga (Maria Eduarda de Carvalho)

A irmã caçula de Lola e Clotilde é a mais espevitada e fogosa das três. Diz aos quatro ventos que sonha se casar com um homem rico, da cidade, e desdenha da paixão de Zeca (Eduardo Sterblitch), quase a ponto de desprezá-lo por seu jeito caipira. Mas, no fundo, é apaixonada por ele, e tentará fazer do Zeca o homem rico que sempre sonhou.

Almeida (Ricardo Pereira)

Melhor amigo de Júlio, com quem trabalha na loja de tecido de Assad. Almeida é um rapaz honesto, mas quando se apaixona por Clotilde não tem coragem de revelar que é casado. Casou-se jovem e, embora o desquite tenha sido uma decisão de ambos, a esposa dificulta o processo de separação com um pedido de pensão exorbitante. Quando Clotilde descobre, o rejeita.

Zeca (Eduardo Sterblitch)

Namorado de Olga em Itapetininga, é farmacêutico, doce e divertido, mas também meio bronco. É apaixonado por ela a ponto de fazer todas as suas vontades, até mesmo conhecer e conquistar sua tia Emília (Susana Vieira) para ter, quem sabe um dia, a oportunidade de ser rico como ela. Tudo parte do plano de sua amada.

Marlene (Walderez de Barros)

A mãe de Júlio é uma viúva de difícil convivência. Mal-humorada até com o filho, também implica com Lola e passa longe de ser uma avó amorosa com os netos. Contudo, reconhece o valor de Lola na vida de seu filho, e se preocupa quando percebe que o casal passa por dificuldades.

Maria (Denise Weimberg) 

A mãe de Lola, Clotilde e Olga é uma famosa doceira de Itapetininga. Com a venda de seus quitutes caseiros sustentou sozinha as filhas depois que o pai delas morreu. Ela conta com a ajuda de Candoca (Camila Amado), sua irmã mais nova, para entregar os doces que vende por encomenda. Mesmo com uma vida simples, faz o que pode pela felicidade das filhas.

Candoca (Camila Amado) 

Irmã mais nova de Maria que não se casou e a ajuda nas encomendas dos doces. É preguiçosa, moralista e faladeira, mas também muito carinhosa com as sobrinhas e uma grande companheira da irmã.

Emília (Susana Vieira)

Solitária, é viúva de um homem riquíssimo e irmã do pai de Lola. Tem duas filhas, Justina (Julia Stockler) e Adelaide (Joana de Verona). Enquanto Adelaide estuda desde criança em um colégio interno na Suíça, Justina tem um distúrbio mental, não diagnosticado pela medicina da época, e mora com ela. Sem saber como lidar, e com o intuito de proteger a filha, acaba mantendo-a isolada do convívio social, o que limita também seus relacionamentos. Embora tenha um apreço pela família, mantém-se distante das sobrinhas.

Justina (Julia Stockler)

A filha mais velha de Emília vive em uma espécie de mundo paralelo, alheia a tudo o que acontece ao seu redor. Apesar de não se encaixar nos padrões da sociedade, Justina é uma menina muito carinhosa. Tão carinhosa, que quando sua irmã Adelaide nasce, Emília precisa separá-las para que o carinho exagerado de Justina não machuque a caçula.

Adelaide (Joana de Verona) 

Filha mais nova de Emília, mora na Europa desde criança. Por lá, torna-se uma jovem moderna, questionadora, de atitude e personalidade fortes. Está ressentida com a mãe, que a mandou para longe de casa por tanto tempo, e sente ciúmes de Justina. Com o passar do tempo, retoma a sintonia com a irmã e interfere na maneira como a mãe lida com seu distúrbio mental.

Afonso (Cássio Gabus Mendes)

Dono de um armazém na Avenida Angélica, acolheu Shirley (Bárbara Reis) e Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), que assumiu como sua própria filha. É gentil e caridoso, principalmente com Lola, por quem tem um grande afeto. Quando João Aranha (Caco Ciocler) aparece, luta para manter sua família unida e teme a reação de Inês ao descobrir que não é sua filha biológica.

Shirley (Bárbara Reis)

É mãe de Inês e vive amargurada por ter sido rejeitada quando estava grávida. Deixou, então, o passado para trás na Bahia e foi para São Paulo recomeçar a vida ao lado de Afonso, que a acolheu junto com Inês, que considera sua filha. É arredia, às vezes até agressiva, mas tudo devido às situações difíceis que viveu no passado.

Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo) 

É uma menina linda e muito inteligente. Acredita ser filha de Afonso e sentirá muito quando descobrir que não é. Não se dá bem com a mãe e os conflitos se agravam quando, na juventude, se apaixona por Carlos e Shirley tenta mantê-los afastados, com o intuito de proteger a filha de possíveis decepções.

João Aranha (Caco Ciocler) 

Pai biológico de Inês, tem uma família rica que não aceitou seu namoro com Shirley. Assim como ela, foi enganado e, após descobrir, passa anos à sua procura. Não é mau caráter, mas vai fazer de tudo para ter sua família unida quando a encontrar.

Genu (Kelzy Ecard)

Esposa de Virgulino, com quem teve Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz) e Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack). Vizinha de Lola, é sua amiga leal e também a maior fofoqueira da rua. Desconfiada, chega a seguir os passos do marido que vive fazendo serão, para tentar descobrir se ele tem uma amante.

Virgulino (Kiko Mascarenhas)

O marido de Genu, pai de Lili e Lúcio, trabalha na telefônica e é um sujeito íntegro e politizado. Costuma falar sobre política com o amigo Afonso, com o filho Lúcio e seu amigo Alfredo. Apesar da desconfiança da esposa, não vai para a farra, nem gosta de beber.

Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack)

Desde criança, o filho de Virgulino e Genu é o melhor amigo de Alfredo. Nunca é quem tem a ideia das artimanhas, mas é quem sempre está ao lado do filho de Lola quando este apronta. Apesar disso, é um menino honesto e educado. Quando criança, se encanta por Isabel. Jovem, vai estudar direito.

Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz)

Irmã de Lúcio, é apaixonada por Julinho desde criança. É também amiga de Isabel.

Durvalina (Virgínia Rosa) 

Empregada da casa de Lola e Júlio há anos, ajuda na cozinha e no cuidado com as crianças, pelas quais é adorada. É uma aliada que Lola tem na vida.

Marion (Ellen Rocche)

Dançarina, amante e confidente de Júlio no cabaré frequentado por ele e Almeida. Apesar da experiência de vida, se ilude na expectativa de que um dia o amado deixe a família e venha ser feliz com ela.

Delegado Gusmões (Stepan Nercessian)

Amigo de longa data de Almeida, o delegado o ajuda a resolver os problemas com a antiga esposa.

Assad (Werner Schünemann)

Turco, dono da loja de tecidos, casado com Luci (Lavínia Pannunzio), com quem teve Soraia (Melissa Nóbrega/Rayssa Bratillieri). O que tem de tino comercial lhe falta em generosidade com seus funcionários. Está em busca de um sócio para ampliar os negócios.

Luci (Lavínia Pannunzio)

Mulher de Assad, é esnobe, frívola e faz todas as vontades da filha Soraia. Obriga os filhos de Júlio, funcionário de seu marido na loja de tecidos, a brincar com Soraia.

Soraia (Melissa Nóbrega/Rayssa Bratillieri)

Filha de Assad e Luci, cresce mimada e fútil como a mãe. Tem uma paixão de infância por Julinho.

Elias (Brenno Leone)

Jovem vendedor da loja de Assad, é filho de um amigo da comunidade turca e se torna o funcionário queridinho do comerciante. É uma pedra no sapato de Júlio, que o considera amador e acha que Assad o supervaloriza.

Higino ( Thiago Justino) 

O mordomo de Emília é um funcionário leal e dedicado ao cuidado dela e de Justina, a quem trata com carinho e atenção, como se fosse sua filha.

Neves (Breno Nina)

Amigo do Zeca que, a princípio, se posiciona contra o casamento dele com Olga por perceber que está prestes a perder o companheiro de farra.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem