Televisão

Mariana Weickert fará reportagens imersivas no Domingo Espetacular: 'Experiências na pele'

Ela passou uma semana com mulheres que trabalham em pedreiras na Bahia

Mariana Weickert viajou até à Chapada Diamantina, onde passou uma semana ao lado das mulheres pedreiras

Mariana Weickert viajou até à Chapada Diamantina, onde passou uma semana ao lado das mulheres pedreiras Edu Moraes/RecordTv

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A repórter e ex-modelo Mariana Weickert, 37, é a nova integrante do Domingo Espetacular (Record), que recentemente ganhou novos apresentadores: Patrícia Costa e Eduardo Ribeiro. E sua primeira reportagem vai ao ar neste domingo (11).

Ela vai conhecer a história de mulheres que trabalham com extração de pedras em uma cidadezinha perto da Chapada Diamantina, na Bahia. “É um trabalho do qual gosto e que recebi carta-branca. A emissora quer que eu vivencie experiências diferentes na pele. E isso é algo que me alimenta profissionalmente."

A proposta é que Weickert desenvolva pautas investigativas, como fazia quando participava do programa A Liga (Band, 2010-2016), e que possa ter tempo para uma imersão na pauta. A reportagem de estreia é o resultado de uma vivência de uma semana no universo das pedreiras, mulheres que ganham a vida rompendo pedras para a produção de ardósia.

Ela conheceu as dificuldades da profissão e as emocionantes histórias de vida dessas pessoas que, mesmo em condições adversas, trabalham com alegria, simplicidade e muita feminilidade. "Nessa região, elas são as únicas pessoas que fazem esse trabalho braçal. É um lugar de muita precariedade e elas se sustentam assim. A matriarca tem mais de 70 anos e perdeu a visão. Foi inspirador conviver com pessoas fora da minha bolha”, diz Weickert, que chegou a se machucar.

A reportagem foi gravada com uma semana de antecedência da exibição do programa, que será neste domingo. Weickert afirma que não há uma rotina estabelecida e que fará suas viagens de acordo com a confirmação das pautas. "Ainda é uma adaptação, porque é um formato novo aos domingos. É tudo uma grande novidade, de fazer, de captar imagens em lugares exóticos e sem estrutura e de entender essa nova sistemática." 

E como mora no Rio, vive de ponte aéreas, o que é uma preocupação para ela já que tem uma filha de um ano e cinco meses, Theresa. “Tenho um suporte para ela em casa. Nos lugares que vou o sinal de internet é precário, mas dá para conciliar.”

Sem revelar os temas das próximas reportagens,  Weickert diz que já material para, ao menos, três dominicais. Disso tudo, ela tira muito aprendizado. “Essa bagagem que eu adquiro é legal e me deixa maior. Saio tão reflexiva com esse choque de realidade que é um tapa na cara. Espero que traga reflexões ao público também."

Contratada da Record, a ex-modelo afirma que também pode participar de outras produções da emissora. Apesar de estarr focada na nova experiência, a ideia de ter um programa não está descartada por ela. "Estou feliz no momento. Se isso reverberar e for aceito pelo público e virar algo maior, serei a pessoa mais feliz do mundo."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem