Televisão

Tom Cavalcante diz que a função social do humor é a de denunciar e que todos precisam respeitar

Humorista fará de Trump a Damaris na quarta temporada de 'MultiTom'

Tom Cavalcante como Jair Bolsonaro em cena da quarta temporada de MultiTom

Tom Cavalcante como Jair Bolsonaro em cena da quarta temporada de MultiTom Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Imitar topetes, sotaques e trejeitos podem ser uma fórmula infalível para fazer rir. Mas não é apenas esse o propósito dos programas de humor que se espalham pela televisão e pela internet. Para Tom Cavalcante, 57, o fundamento do humor é —e tem sido historicamente— denunciar, conscientizar e romper correntes. 

O humorista estreia nesta segunda (29) a quarta temporada de 'MultiTom' (Multishow) com essa proposta. Os emblemáticos Ribamar, Pit Bicha e João Canabrava marcarão presença, mas ele promete vir “com muita força” na política, com imitações de Jair Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça) e Damaris Alves (Direitos Humanos). 

“Vai ter todo o ministério, a gente vai fazer um baita de um cenário aos moldes do Senado, com muita brincadeira e muito humor”, afirma o humorista, que também estreará os quadros Tá Ok, Brasília?!, mostrando Bolsonaro no Congresso, e Puxadinho do Presidente, com o personagem Tomsonaro em sua residência. 

Apesar de alguns humoristas afirmarem haver um novo tipo de humor ganhando espaço, Cavalcante, que tem em torno de 30 anos de carreira, afirma que “não podemos comparar as épocas, pois cada tempo tem seus costumes. A única relação que existe entre ontem e hoje é o fundamento do humor no papel de denunciar”. 

“Não podemos esquecer o período da censura. Os humoristas ajudaram a população a ganhar consciência através do riso, mexendo com assuntos até então proibidos, como traição, preconceitos. Eles romperam correntes de pensamentos sectários e estreitos para que hoje a gente possa discutir democraticamente a função do humor, faça críticas." 

Mas o riso pelo riso também tem espaço. Para Cavalcante, o mundo evoluiu e hoje há espaço para todo tipo de humor, para todos os gostos. “Aquele tipo de humor que você ama pode não me apetecer, mas ainda que eu não aceite, tenho que respeitar quem curte”, afirma o humorista. 

No "MultiTom", também estão previstos vários quadros fora do foco político. O talk show com os personagens de Cavalcante retorna com convidados que vão de Maisa a Ronnie Von. E estreia também o desfile de cantores, com imitações de humoristas e participações de Luiza Sonza, Joelma, MC Kekel, Gabi Amarantos, entre outros. 

Ao todo, serão 20 episódios nessa temporada. Além disso, Cavalcante continua com seu o espetáculo "Todos os Toms" viajando por todo o país. Ainda sem previsão, ele também deverá fazer par romântico ainda com Miguel Falabella em um sitcom da Globo. 

DRA. DARCI

A quarta temporada de "MultiTom" volta após um hiato de quase dois anos. Segundo o humorista, por conta de uma decisão da emissora de colocar no ar a siticom "Dra. Darci", estrelada também por Tom Cavalcanti e a atriz Fabiana Karla. 

A história gira em torno do psicólogo Darci, que começa a dar conselhos sentimentais em um programa de rádio e, por causa do nome, é confundido pelo público com uma mulher. "Deu muito certo e já estamos no batente trabalhando a segunda temporada", avalia ele. 

Na série de 20 episódios, Tom é casado com uma professora (Fabiana Karla) e tem três filhos. "Acho que é um programa que retrata uma situação muito crível sobre o país. A professora, que tem hoje uma posição desmerecida na sociedade, como educadora que não recebe o que deveria", disse Tom no lançamento. 

MultiTom, que estreou em abril de 2016, teve as duas primeiras temporadas no mesmo ano e a terceira em 2017, antes da retomada nesta segunda-feira. Já a segunda temporada de "Dra. Darci", começa a ser gravada ainda neste ano, apesar de ainda não haver data de estreia.   

MultiTom

  • Quando De segunda a sexta, às 22h30
  • Onde Multishow

 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem