Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Sophie Charlotte diz que fez personagem em 'Ilha de Ferro' pelo viés da loucura e da submissão

Para atriz, Leona é autodestrutiva por conta de uma relação doentia

Leona ( Sophie Charlotte )
Leona ( Sophie Charlotte ) - Globo/João Miguel Júnior
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Logo no primeiro capítulo de “Ilha de Ferro” (Globoplay), a personagem de Sophie Charlotte, Leona, diz para o marido, Dante (Cauã Reymond), que transou o irmão dele, Bruno (Klebber Toledo). “Eu dei pro Bruno. Ia acabar acontecendo. Ele está sempre aqui, e você nunca está."

Há uma briga entre os irmãos e Bruno fica em coma. Para Sophie, Leona vive uma dependência emocional que a faz ser autodestrutiva. É nesse cenário de desequilíbrio e de um casamento adoecido que surge a relação dela com Bruno.

“Ela faz isso [trair o marido] para ferir o que está sentindo, para tentar sair disso, respirar. É muito complexo. Uma coisa louca”, afirma a atriz de 29 anos. “Falamos de um abismo. De uma solidão e de um amor e desamor muito misturados. Essa doença dela habita dentro do amor", completa.

Alguns anos atrás, diz Sophie, a gente leria essa personagem como uma mulher extremamente apaixonada por Dante. "Louca, simplesmente ‘porque sim’. Atualmente, eu consigo colocá-la dentro de uma situação que a torna como ela é."

A atriz afirma que construiu o perfil da personagem pelo viés da loucura e da submissão. “Para mim, foi importante delimitar que ela é realmente uma mulher desequilibrada em uma relação doente. Então, todas as ações dela têm essa característica do desamparo. Ela vai se destruindo."

Ela ressalta, no entanto, que a reação dos espectadores tem mais a ver com a interpretação própria de cada um do que necessariamente com o que ela se propôs a construir para a personagem. 

Na perspectiva da atriz, Leona é quase uma denúncia da realidade de mulheres que vivem seus relacionamentos de forma obsessiva –as chamadas “mulheres que amam demais”. “Elas creditam a doença ao amor. Mas se o amor não é são, não é mais amor. Beijo e tchau”, afirma.

Casada há três anos com o ator Daniel de Oliveira, 41, e mãe de Otto, 2, Sophie Charlotte acredita que amor, fidelidade e consequentemente a saúde de um relacionamento têm a ver com um pacto firmado pelo casal.

“Acho que toda relação tem muito mais a ver com um combinado, um contrato de comum acordo… Se você quebra isso, você quebra um pacto. Para mim, amor e fidelidade estão mais ligados a esse pacto. E hoje em dia, existem vários modelos de relação.”

Com tantos conflitos internos que também ficam visíveis externamente, na maneira de agir e de se vestir da personagem, Sophie acredita que Leona seja também um prato cheio para os julgadores de plantão.

“Uma coisa que para mim foi muito forte é que quando saiu a primeira foto da minha caracterização como Leona, houve uma replicação da foto em que disseram que a personagem era uma garota de programa. Isso é um exemplo de como as pessoas são julgadas pela roupa que usam, pelo cabelo…”

Os 12 capítulos da primeira temporada da série "Ilha de Ferro", produzida exclusivamente para o Globoplay, já estão disponíveis na plataforma de streaming. De acordo com autora Adriana Lunardi, as gravações da segunda temporada da série já estão sendo feitas e a Globoplay solicitou a terceira.

A expectativa da emissora é que a produção atraia audiência parecida com a de "Carcereiros", que voltou a ser exibida em outubro. A minissérie reforça o catálogo de atrações do serviço de streaming do canal, iniciativa que contempla um público consumidor de conteúdo pela internet.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem