Televisão

'O Tempo Não Para' termina em alta com final feliz para Marocas e Samuca e vilões na pior

Nicolas Prattes foi o destaque principal da trama, diz especialista em TV

Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) terminarão felizes para sempre
Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) terminarão felizes para sempre - Paulo Belote/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
São Paulo

Spoiler!

No último capítulo da  história do autor Mario Teixeira, os mocinhos Marocas (Juliana Paiva) e Samuca (Nicolas Prattes) terminarão juntos e felizes depois de todos os perrengues sofridos. Já os vilões como Mariacarla (Regiane Alves) e Betina (Cleo Pires) vão para a prisão.

A novela das sete da Globo, “O Tempo Não Para”, encerra sua trajetória nesta segunda (28) com boa média de audiência: 24 pontos na Grande SP (cada ponto equivale a cerca de 72 mil domicílios). De acordo com o diretor, Leonardo Nogueira, o balanço da trama é mais do que benéfico.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado da história, que desde o início encantou o público. Sentimos que estamos fechando com um saldo muito positivo", afirma o diretor, antes de falar sobre os principais desafios. "Um deles foi conceituar essa história, pensar em como ilustrar da melhor forma. Outro foi toda a complexidade das cenas iniciais da novela. Tinha muito efeito especial e 3D."

Para Nicolas Prattes, o personagem Samuca já figura entre os principais de sua carreira. “Foi melhor do que eu poderia sonhar. O Samuca atingiu todas as idades e eu nunca tinha feito um personagem que tivesse alcançado tanta gente”, revela. O ator torcia por um final feliz com Marocas.

A intérprete da protagonista também queria que Marocas e Samuca fossem felizes para sempre. Antes disso, porém, ela correrá risco de morrer por conta de um vírus que a deixará debilitada.  "Gostei muito do final escolhido. Sempre quis que a Marocas fosse feliz, que ela conseguisse comover um pouco as pessoas para que elas pudessem se perceber mais e mudar o mundo."

E completa: "Abolicionista desde sua época, para Marocas ver seus irmãos negros conquistando um espaço na sociedade também foi de uma felicidade tremenda. A felicidade da Marocas está na realização de todos”, conclui Juliana. 

Destaque como vilã em “O Tempo Não Para”, a atriz Cleo Pires só tem a agradecer pela personagem forte e complexa que interpretou, a megera Betina. Para ela, foi uma surpresa a repercussão que teve com os fãs.

“O público amava odiar a Betina”, diverte-se. “Acho divertido fazer vilãs, elas têm uma liberdade que dá para explorar. Gosto mais ainda quando a personagem é complexa. Betina foi apresentada a mim de uma maneira completamente diferente do que ela se tornou. Hoje se mostra muito dependente desse sentimento obsessivo, que agora já virou raiva e frustração”, define.

Betina deverá ter um final ruim na trama. "Mesmo tendo tudo, ela não sentia que tinha o que era considerado o mais importante. Eu gostaria muito que ela procurasse uma ajuda e finalmente seguisse em frente.”

Especialista em TV, Claudino Mayer achou que a trama de “O Tempo Não Para” teve sucesso por conta da temática diferente que abordou. Para ele, o autor, Mario Teixeira, tem méritos nisso.  “Teixeira retomou em tramas paralelas e centrais elementos da família brasileira.”

“A telenovela deixa marca por tratar de uma temática relevante e desconhecida por parte do público. Ela fez despertar uma curiosidade. O autor foi audacioso ao tratar esse tipo de temática no país em que existe um padrão em se contar historia."

Para ele, o destaque principal foi Nicolas Prattes, com o personagem Samuca. “Esse jovem ator conseguiu transformar sua narrativa e às dos demais personagens. Ele persuadiu o público com seus dramas pessoais."

Confira possíveis finais da trama

  1. Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva)

    Marocas lutará contra um vírus até o final, mas vai se recuperar e encerrará junto com Samuca. Deve ter um bebê.

  2. Betina (Cleo Pires)

    Será desmascarada por Lúcio, que descobrirá que ela matou o irmão dele.

  3. Mariacarla (Regiane Alves) e Lúcio (João Baldasserini)

    A megera vai ser presa, mas conseguirá sair do presídio. Lúcio vai desmascarar Betina.

  4. Dom Sabino (Edson Celulari) e Carmen (Christiane Torloni)

    Terminarão juntos e felizes. Ambos farão as pazes com a ex de Sabino, Agustina (Rosi Campos). Os três devem acabar morando juntos.

  5. Cacílio (Maicon Rodrigues) e Paulina (Carol Macedo)

    Também vão ficar juntos no final, assim como Vanda (Lucy Ramos) e Menelau (David Junior) e Bento (Bruno Montaleone) e Nat (Malu Falangola).

  6. Lalá (Micael Borges)

    Vai se arrepender de todos os crimes. Receberá uma punição e vai virar padre.

  7. Waleska (Carol Castro) e Mateus (Raphael Vianna)

    A oficial da Marinha descobrirá que o amado teve participação no roubo de uma amostra do vírus que afetou Marocas e o largará.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem