Youtuber faz tutorial de como piratear TV a cabo e é condenado a pagar R$ 25 mil
Processado por operadoras de TV paga, youtuber recorreu, mas perdeu em 2ª instância
Dono do canal Café Tecnológico, no YouTube, Marcelo Otto Nascimento foi condenado a pagar R$ 25 mil por danos morais e materiais à ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), além de remover parte do conteúdo de seus vídeos.
Em sua página, que tem mais de 77 mil inscritos, o youtuber dá dicas de tecnologia, faz resenhas de produtos como smartphones, tablets e outros gadgets e dá tutoriais de como fazer downloads ilegais de música e conteúdo da web.
Um dos tutoriais ensinava a fazer o chamado "gato NET", isto é, piratear um serviço de TV por assinatura. As empresas que oferecem o serviço estão fazendo uma varredura para encontrar casos como o dele, ou que configurem reprodução de conteúdo ilegal ou em desrespeito aos direitos autorais.
Em dezembro de 2017, Otto foi condenado em primeira instância e entrou com recurso, alegando que já havia removido as postagens e que não tinha capacidade financeira para arcar com as condenações estipuladas pelo juiz.
Nesta semana, porém, seu recurso foi negado. Ele também foi condenado a pagar 1% de multa por dia enquanto os vídeos permanecessem no ar.
Comentários
Ver todos os comentários