Televisão

Novo dublador de Apu em 'Os Simpsons' pode ser um indiano

Série foi criticada por escalar ator branco para dublar um indiano de forma estereotipada

O ator e dublador Hank Azaria
O ator e dublador Hank Azaria - Richard Shotwell/Invision/AP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Hank Azaria, o ator que dubla o personagem Apu, o proprietário da loja de conveniência Kwik-E-Mark, do desenho "Os Simpsons", está considerando deixar a função para que um dublador indiano a assuma.

Em entrevista no programa "The Late Show with Stephen Colbert", o ator falou sobre a forma estereotipada como o indiano é abordado pela série. Azaria afirmou esperar que a série "Os Simpsons" permita que o personagem mude após críticas.

A controvérsia começou quando o documentário "The Problem With Apu" ("O Problema com Apu", em tradução livre)" mostrou celebridades indianas, como Aziz Ansari e Kal Penn, falando do impacto negativo que o personagem tem sobre elas.

Na série, o imigrante indiano é dublado com um sotaque exagerado e é cercado de estereótipos. Azaria afirmou ainda que a forma de lidar com esses problemas não devem ser tratados com brincadeiras ou devem ser superados.

O ator admitiu que ficou chocado com as críticas no começo, mas que seus "olhos se abriram" e que é importante que a série tenha mais diversidade entre seus escritores para que a narrativa de Apu tome um caminho melhor futuramente.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem