Ícone da TV americana, Barbara Walters se despede aos 84 anos
Com um "À bientôt", "até logo" em francês, a jornalista americana Barbara Walters, 84, pôs fim nesta sexta-feira (16) a uma carreira de mais de meio século na televisão, na qual foi pioneira em uma profissão por muito tempo reservada aos homens.
Depois de milhares de entrevistas, Barbara, que sabia melhor do que ninguém arrancar lágrimas até dos mais durões, não chorou em um único momento em sua última participação no programa "The View", na ABC.
A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, esteve presente para homenagear Barbara, assim como o ator Michael Douglas, a apresentadora e produtora de televisão Oprah Winfrey e mais de 20 jornalistas, entre eles Diane Sawyer, Robin Roberts, Katie Couric, Maria Shriver e Savanah Guthrie.
Profissional até o fim, Barbara Walters, uma lenda viva da televisão americana, tentou em vão saber da própria Hillary se ela lançará sua pré-candidatura à presidência para 2016.
"Estou na corrida... em volta do parque", respondeu Hillary, com um grande sorriso.
A ABC programou uma retrospectiva especial de duas horas para esta sexta à noite, como parte da homenagem à Barbara.
Barbara Walters entrevistou todos os presidentes e primeiras-damas americanos desde Richard Nixon (1969-1974). Também conversou com líderes de todo o mundo, como Fidel Castro, Boris Yeltsin, Margaret Thatcher, Indira Gandhi, Vladimir Putin e Saddam Husein, e com estrelas do cinema, como Katharine Hepburn, Harrison Ford e Angelina Jolie.
Seu recorde de audiência continua sendo de 1999, no programa com Monica Lewinsky, a estagiária da Casa Branca que quase levou ao impeachment do então presidente Bill Clinton. Cerca de 74 milhões de telespectadores assistiram à sua entrevista exclusiva com a amante do presidente democrata.
Walters começou na rede NBC em 1961, produzindo para a parte informativa do matutino "Today Show", com temas "femininos", e apresentando a previsão do tempo. Alguns anos depois, tornou-se coapresentadora do "Today Show", sendo a primeira mulher a ocupar esse papel na televisão americana. Em 1976, mudou-se para a ABC, onde dividiu a bancada nos telejornais da noite, função na qual também foi pioneira.
Em 1979, passou a ser coapresentadora e produtora do programa de notícias "20/20" e, concomitantemente, apresentou e contribuiu para alguns informativos da rede, além de mediar debates, como um presidencial em 1984.
No total, Barbara Walters trabalhou 25 anos para o "20/20" e, em paralelo, começou com "The View", em 1997.
Comentários
Ver todos os comentários