Televisão

"O Canto da Sereia" dribla os clichês da Salvador esfuziante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De vez em quando -geralmente no começo de janeiro-, há um alinhamento planetário que favorece a dramaturgia da Globo.

Livres da embromação necessária às novelas, assim como da obrigação de alcançar índices estupendos de audiência, os talentos da emissora costumam produzir programas excelentes.

É o que provavelmente acontecerá com o "O Canto da Sereia", que termina hoje. Em quatro capítulos, a série urde uma interessante trama policial recheada de referências a personagens verídicos.

Crédito: Estevam Avellar/TV Globo Isis Valverde interpreta uma cantora de axé assassinada num trio elétrico em Salvador na microssérie "O Canto da Sereia"
Isis Valverde interpreta uma cantora de axé assassinada num trio elétrico em Salvador na microssérie "O Canto da Sereia"

Nelson Motta escreveu o romance que serviu de base para o roteiro depois de dirigir um show de Daniela Mercury e se maravilhar com o carnaval baiano.

A trama do livro -o assassinato de uma estrela de axé em pleno trio elétrico- remete a um caso real ocorrido em 1995, quando a cantora americana Selena foi morta pela presidente de seu fã-clube.

Os muitos suspeitos da morte de Sereia (Isis Valverde) também lembram figuras de carne e osso. Há um governador da Bahia que atende pelas iniciais de seu nome ("Jotabê"), assessorado por um marqueteiro chamado "Tuta". Para bom entendedor

A Globo tomou a precaução de escalar atores que não se parecem fisicamente com seus avatares da vida real. Alguns acabaram de ser vistos em "Avenida Brasil", e, ainda assim, fazem o espectador se esquecer de seus personagens naquela novela.

Claro que nem tudo é perfeito. Isis Valverde, por exemplo, até que canta bonitinho, embora nem de longe tenha a potência pulmonar de uma Ivete Sangalo. Mas o próprio texto ameniza este "defeito": Tuta (Marcelo Médici) comenta que a moça compensa a voz pequena com "tesão".

O programa tem uma fotografia fria e um tom melancólico que escapam do clichê de uma Salvador esfuziante. Agora é torcer para que este pico de qualidade se repita mais vezes em 2013.

NA TV
O Canto da Sereia
Último capítulo
QUANDO 22h50, na Globo
AVALIAÇÃO ótimo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias