Nerdices

Confira dez curiosidades sobre o gato Garfield, que completa 40 anos

Felino dos quadrinhos foi criado pelo cartunista americano Jim Davis

Garfield comemora 40 anos
Garfield comemora 40 anos - Divulgação

Um dos felinos mais famosos da cultura pop completa 40 anos nesta terça (19). Criado pelo cartunista americano Jim Davis, Garfield foi publicado pela primeira vez em 19 de junho de 1978 em cerca de 40 jornais.

Desde então, o gato preguiçoso e que adora comer lasanha tem trilhado uma carreira de sucesso e já foi parar na televisão, no cinema e nos videogames.

Confira abaixo dez curiosidades sobre Garfield e seu criador.

Nome
O nome de Garfield não foi escolhido aleatoriamente: é uma homenagem ao avô do quadrinista que o criou, James A. Garfield Davis, que por sua vez recebeu o nome do presidente americano James A. Garfield.

Protagonismo
Originalmente, as tirinhas de Garfield eram centradas no dono do gato, Jon Arbuckle. Quando levou seu trabalho às editoras querendo publicá-lo, Jim Davis foi orientado a deixar o protagonismo das histórias com o felino e assim o fez.

Cartunista
Apesar de ter sido mencionada apenas na primeira tirinha de Garfield, a profissão do dono do gato é a de cartunista.

Gustav
A Suécia, junto com a Noruega e a Finlândia, é um dos três países nos quais Garfield foi rebatizado. Por lá, o felino é conhecido como Gustav.

Lasanha
Todos os fãs de Garfield sabem: seu prato predileto é lasanha. A escolha da receita não foi por acaso, já que o quadrinista Jim Davis também é um grande fã da especialidade italiana.

Musical
Após virar livro, filme e desenho animado, Garfield tentou conquistar também os palcos. Uma versão musical de sua história estreou em 2011, em Indiana, nos Estados Unidos. Mas o sucesso dos quadrinhos não se repetiu e "Garfield Live" terminou sua turnê no ano seguinte, sem alcançar grandes números.

Versões
Garfield já foi desenhado de quatro maneiras diferentes. Mais gorda e realista, a versão original, de 1978, foi substituída após 12 anos por um felino antropomórfico, que andava usando as patas traseiras. Já em 1990, um desenho parecido com o gato laranja que os fãs conhecem hoje foi lançado. Em 2000, foi a vez do Garfield atual estrear.

Literatura
Em 1982, sete livros com tirinhas de Garfield apareceram, simultaneamente, na lista de livros mais vendidos do New York Times.

Celebridade
No mesmo ano, Garfield foi capa da revista americana People, que o elegeu como a maior celebridade americana do momento. Na ocasião, o gato aproveitou para anunciar seu primeiro programa de televisão.

Parques
Garfield é uma das atrações principais de dois parques de diversão nos Estados Unidos: Silverwood e Kennywood.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias