Música

Transmissão online do Eurovision sofre ataque hacker e exibe imagens de explosões

A escolha de Israel como sede tem atraído pedidos de boicotes

Manifestantes protestam contra realização do concurso musical Eurovision em Israel
Manifestantes protestam contra realização do concurso musical Eurovision em Israel - Corinna Kern-14.mai.2019/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dan Williams
Tel Aviv

A transmissão online da semifinal do Eurovision em Israel foi alvo de um ataque hacker e passou a exibir animações de explosões na cidade-sede do concurso, Tel Aviv, em um contratempo cuja responsabilidade a TV estatal israelense atribuiu a militantes do Hamas.

O ataque ao site da emissora Kan não afetou a transmissão televisionada regular do programa, nesta terça-feira (14). A escolha de Israel como sede para receber a edição de 2019 do Eurovision tem atraído pedidos de boicotes pró-palestinos contra as políticas israelenses.

O Hamas, grupo militante islâmico palestino que controla a Faixa de Gaza, não comentou o caso de imediato. No início deste mês, o grupo se envolveu em um confronto de três dias com Israel que incluiu centenas de ataques com foguetes disparados de Gaza e ataques aéreos israelenses no enclave.

Após o início da competição musical entre 41 países nesta terça-feira (14), com uma primeira semifinal, a transmissão online feita pela Kan foi cortada e passou a exibir animações de satélites mostrando explosões em Tel Aviv com uma trilha sonora ameaçadora.

A Kan minimizou o ataque, mencionando que a noite terminou sem maiores incidentes. Grécia, Belarus, Sérvia, Chipre, Estônia, República Tcheca, Austrália, Islândia, San Marino e Eslovênia conseguiram chegar às finais de sábado.

"Sabemos que, em certo ponto, houve uma tentativa, aparentemente do Hamas, de comandar nossa transmissão online", disse o presidente-executivo da Kan, Eldad Koblenz, à rádio do Exército de Israel."Mas estou feliz em dizer que em poucos minutos conseguimos assumir o controle sobre esse fenômeno".

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem