Multitela

'O Encouraçado Potemkin' abre mostra de filmes soviéticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Revolução Russa completa cem anos em 2017, e a TV Brasil canal aproveita a efeméride para exibir uma seleção de filmes produzidos na extinta União Soviética, bastante raros na televisão brasileira.

A estreia neste domingo (15) é com o clássico "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Serguei Eisenstein. Mudo e em preto e branco, é uma das pedras fundamentais da linguagem cinematográfica. A famosa cena em que um carrinho de bebê desce uma escadaria descontrolado foi copiada/homenageada por Brian de Palma no policial "Os Intocáveis" (1987).

Batizada de "Outubro Soviético", a mostra prossegue até o dia 25, sempre às 23h, com os seguintes filmes: "O Conto do Czar Saltan" (dia 16), "Vassa" (17), "A Mãe" (18), "Boris Godunov" (19), "Um Acidente de Caça" (20), "Arsenal" (21), "O Velho e o Novo" (22), "As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques" (23), "Cossacos do Kuban" (24) e "Lênin em Outubro" (25).

Cena do filme "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Sergei Eisenstein - Reprodução

TV Brasil, 23h, livre


"Evereste"

O diretor islandês Baltasar Kormákur (da série "Trapped") estreou em Hollywood com este filme do gênero catástrofe sobre uma expedição mal-sucedida à montanha mais alta do mundo. Com Josh Brolin, Jake Gyllenhaal e Keira Knightley.

Netflix, 12 anos


"Luzes da Ribalta"

Com trilha sonora imediatamente reconhecível, o último filme americano de Charles Chaplin (de 1952) se passa em um universo que ele conhecia bem: os bastidores do teatro de variedades. Na trama, uma dançarina deprimida tenta se suicidar, mas é salva por um homem que já foi um famoso palhaço.

Telecine Cult, 22h, livre


Fantástico

Estreia da terceira temporada da série "Jornada da Vida", com a repórter Sonia  Bridi e o cinegrafista Paulo Zero percorrendo o rio Nilo, na África, da nascente em Uganda à foz no Egito.

Globo, 21h, 10 anos


Cemitério Maldito

Aproveitando o sucesso de "It: A Coisa" nos cinemas atualmente, o Telecine reprisa essa outra adaptação de uma história de Stephen King. Na trama, uma família acaba de chegar a uma pequena cidade e se instala ao lado de um cemitério indígena misterioso.

Telecine Action, 12h35, 16 anos


Canal Livre

O embaixador Rubem Ricupero —que foi ao "Roda Viva" (TV Cultura) na segunda (9)— é entrevistado pelos jornalistas Fernando Mitre, Lourival Sant'Anna e Patrícia Campos Mello, colunista da Folha.

Band, 0h30, livre

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias