Humanos

De toalhas no pescoço, nerds comemoram seu dia pelo mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há 35 anos estreava nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars, rebatizado depois de "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança", um dos maiores ícones da ficção científica e dos nerds em geral.

Desde 2006, em homenagem a esta data, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, a partir de uma ideia de um grupo de espanhóis. Com a internet, a ideia se espalhou rapidamente, e hoje já tem repercussão mundial.

Junto com o dia dos nerds, porém, outra data é comemorada no dia 25 de maio: o Dia da Toalha, que tem tudo a ver com o tema.

A toalha é uma referência a outro ícone do gênero, "O Guia do Mochileiro das Galáxias", uma "trilogia" de quatro livros (que, por mero acaso, são cinco), escrito pelo britânico Douglas Adams entre 1979 e 1992.

Crédito: Divulgação Cena da versão cinematográfica de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". A toalha é essencial para um viajante espacial
Cena da versão cinematográfica de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". A toalha é essencial para um viajante espacial

Misturando comédia e ficção científica, a obra inseriu diversas referências nerds, como o número 42 (resposta à questão fundamental da vida, o universo e tudo mais).

O Dia da Toalha tem sua origem em 2001, duas semanas depois da morte de Adams, e utilizado como forma de homenagem o autor.

Neste dia, os fãs da série levam suas toalhas para as ruas, para escola, para o trabalho, enfim, para onde forem, porque de acordo com os livros, ela é um item essencial para um viajante das galáxias.

No Brasil, a ideia pegou, sendo o país um dos únicos a conseguir colocar o "orgulho nerd" durante todo dia nos trending topics no "Twitter".

Além disso, diversas são as imagens postadas nas redes sociais com as pessoas usando toalhas em lugares bem diferentes do banheiro de casa.

Até mesmo uma "Marcha da Toalha" foi organizada para acontecer no início da noite na Av. Paulista, em São Paulo. Pelo jeito, vai ter muito desavisado que vai achar que é hora do banho...

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias