Factoides

HUMOR: 15 coisas que você não sabe sobre o Chico Buarque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chico Buarque completou 70 anos na última quinta, dia 19 de junho. Milhares de palavras foram impressas e digitadas na ocasião. No entanto, a vida do gatíssimo intelectual de olhos cor de ardósia ainda esconde muitos mistérios e segredos. Aqui estão 15 deles.


1 - Chico Buarque adora passar trotes telefônicos em Caetano Veloso. Tarde da noite, enquanto as pessoas comuns sonham, o gênio carioca da MPB liga para gênio baiano da MPB e pergunta: "É da casa do Lôxas?". Ao que o gênio baiano responde: "Que Lôxas, o irmão do Sunda?". Surpreso, o gênio carioca invariavelmente indaga: "Sunda? Que Sunda?"

2 - Quando os olhos cor de ardósia de Chico Buarque se cruzam com os de um jornalista cultural, o jornalista cultural sente irrefreável vontade de cantar "se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim..."

3 - Chico Buarque é sócio atleta fundador do grupo Procure Saber, aquele que procura impedir o biógrafo de procurar saber qualquer coisa que ele não queira que o biógrafo procure saber.

Crédito: Edson Aran

4 - Quando decidiu compor a música "Meu Guri", Chico Buarque observou, de distância bastante segura, um trombadinha.

5 - Chico Buarque devorou todo o Machado quando tinha apenas 10 anos. "Ainda bem que não foi o Serrote!", comentou o pediatra na ocasião. Deu o maior trabalho pro Machado sair.

6 - Certa vez, no Morro da Mangueira, Chico Buarque explicou com extrema clareza a Teoria das Supercordas. Mas o pessoal só queria que ele afinasse um violão.

7 - Quando está solitário na densa noite, Chico Buarque contempla as estrelas e compõe delicadas sinfonias em vários tons de flatulência. Mas ele não gosta muito de falar sobre isso.

8 - Chico Buarque sabe qual é o sentido da vida, a razão da existência e o propósito do significado. Mas ele não gosta muito de falar sobre isso.

9 - Moderníssimos testes de DNA conduzidos no programa do Ratinho provam que Chico Buarque é o verdadeiro pai do rock'n'roll. O rock'n'roll não gosta muito de falar sobre isso.

10 - Chico Buarque é um grande jogador de futebol. Quando inspirado e devidamente motivado, ele é capaz de cobrar escanteio, correr para a pequena área, cabecear para o gol e ainda produzir um palíndromo.

11 - Chico Buarque, se assim o desejasse, poderia ser uma mistura de Mozart com Machado, ou seja, o Mo-chato.

12 - Se você disser o nome do Chico Buarque três vezes diante do espelho, um texto laudatório de quatro colunas aparecerá na manhã seguinte nas páginas do seu jornal favorito.

13 - Muito tempo atrás, Chico Buarque alcançou o âmago do Universo. O Universo adorou, mas Chico Buarque não telefonou na manhã seguinte.

14 - Chico Buarque ganhou, certa vez, um Jabuti. Mas os invejosos afirmam que foi um cágado. O cágado não gosta muito de falar sobre isso.

15 - Mexer com Chico Buarque é considerado tabu entre os primitivos nativos das regiões do Oiapoque ao Chuí. Você, cínico leitor que se diverte com listinhas recalcadas como esta, pode acabar sendo vítima de chuvas de gafanhotos, enchentes de sapos e dor nas juntas. Para se livrar da maldição, coloque imediatamente um disco na vitrola e cante junto comigo: "Ôm meiun ã-mor/ Teim um jein-tom man-som/ Que é sóm seum..."


EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é o www.sitedoaran.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias