Factoides

HUMOR: García Marquez desbanca Clarice Lispector no 'Face'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor Gabriel Garcia Márquez (1927-2014) nem bem tinha deixado a vida e o Orkutão do Zuckerberg, a.k.a. Facebook, foi inundado com frases atribuídas ao colosso das letras. Por um breve instante, o Nobel de Literatura se transformou no maior autor de autoajuda do mundo, superando até mesmo Clarice Lispector, a Paula Coelha do Existencialismo.

Gabo se foi, mas sua obra continuará para sempre no 'Face', fazendo amigos e influenciando pessoas. Para recordar o grande escritor, inventei umas frases dele com potencial pra bombar nas redes sociais. É só postar.


"Não chore porque terminou, sorria porque você está sendo filmado"
(O Outono do Labirinto, 1952)

"Choveu durante quatro anos, mas como os bueiros estavam entupidos, a enxurrada levou oito anos pra baixar. Mesmo assim faltou água em Macondo, pois não chovera na nascente do rio..."
(Ninguém Escreve ao Governador, 1964)

"Andava a deriva, sem ambições, como se fosse a mulher do Mario Vargas Llosa procurando ro... mance"
(Memórias, 2003)

"A sabedoria nos chega quando já não serve para nada. O transporte público é mesmo uma porcaria na América Latina!"
(Cem Anos de Cólera, 1973)

"A colossal bananeira agora tomava conta da cidade inteira. O tronco era mais largo que um estádio de futebol e as folhas imensas chegavam até às nuvens.
O homem observou a árvore e disse: 'Carajo, Conchita! Onde você conseguiu a semente desta puerra?!'.
Conchita já ia responder, mas aí deram um golpe militar e mataram todos."
(A História de Conchita e a Bananeira Enorme, 1957)

"Merda! Acho que pisei no Nelson Ned..."
(Recordações de uma Noite em Havana, 1972)

"O amor é como o cólera: deixa as pernas bambas e dá uma tremenda diarreia"
(O Amor nos Tempos da Solidão, 1965)

"Um dia todos os homens irão aderir ao socialismo. Todos os homens e mais a mulher do Mário Vargas Llosa, que já aderiu faz tempo..."
(Outras Memórias, 1987)

"Shakira do Realismo Mágico é a señora tu madre, Mario Vargas Llosa hijo de puta!"
(Obra jornalística, 1994)

Crédito: Edson Aran

ALCE CINZENTO FOI VER "NINFOMANÍACA"

Meu grande amigo Alce Cinzento é o maior crítico de cinema da Nação Sioux. Foi colaborador regular dos "Cahiers du Cinéma" e ajudou a introduzir a nouvelle vague à oeste das Rochosas. Fã de Jean-Luc Godard e Alain Resnais, Alce Cinzento dedica-se atualmente a escrever o grande romance da sua geração em sinais de fumaça. No entanto, depois de insistentes apelos, ele decidiu assistir "Ninfomaníaca", partes um e dois, do dinamarquês Lars von Trier. Esta coluna publica, com exclusividade, a análise tardia do grande crítico.

"Muitas luas atrás, Alce Cinzento jurar a Grande Espírito que nunca mais deixar Terra Grandes Ancestrais pra assistir filme vagabundo. Mas Aran insistir. Dizer Lars von Trier ser 'muito loko' e 'da hora'. Então Alce Cinzento abandonar pradarias para ver 'Ninfomaníaca'.

Lars von Trier falar com língua bifurcada de homem branco. Lars von Trier dizer que refletir sobre condição humana, mas apenas fazer filme de sacanagem que não dar tesão. Lars von Trier dizer que ser intelectual de cinema, mas não saber fazer foco na câmera. Lars von Trier ser falso como promessas vãs de Grande Pai Branco de Washington, digo, Grande Pai Preto de Washington.

Lars von Trier ser cheio de pretensão, mas ser sem-vergonha feito bela Flor de Obsessão. Flor de Obsessão maior periguete Nação Sioux. Flor de Obsessão dar pra Urso Feroz, Pato Silencioso, Lobo da Estepe, Coiote Hipster, Dança com Lobos, Homem Chamado Cavalo e Puma Pansexual. Flor de Obsessão dar pra todo mundo, só não dar pra Alce Cinzento. Flor de Obsessão dizer amar Alce Cinzento como 'amigo'. Flor de Obsessão ser mentirosa, falsa, duas-caras, hipócrita, biscate, vadia, ordinária e cínica.

Lars von Trier ser igual Flor de Obsessão: dizer estar descobrindo a vida, dizer estar vivendo experiências diferentes, dizer estar pensando as contradições do homem, dizer abordar mal estar da civilização, dizer montes de "mimimi"... mas prometer muito e não entregar nada. Lars von Trier ser mais enganador que Toupeira Tropicalista, grande tocador de tambor Nação Sioux. E pra piorar, atriz Charlotte Gainsbourg ser mais feia que Lua Branca Inteira, grande mocréia Nação Sioux.

Alce Cinzento achar mais divertido ver grama crescer do que assistir filme Lars von Trier de novo. Alce Cinzento dar meio escalpo pra 'Ninfomaníaca'. Alce Cinzento agora desenterrar machado de guerra e procurar endereço de Lars von Trier no Google."


O HOMEM QUE PROMETEU VOLTAR

Espero que você tenha tido uma excelente Páscoa, eventual leitor virtual. E também que tenha aproveitado o feriado para se lembrar daquele ser predestinado que veio à Terra para mudar a história. Sim, ele foi crucificado entre ladrões, mas ressuscitou mais poderoso do que nunca. E anunciou que um dia voltará para beneficiar todos aqueles que o seguem cegamente. Sim, ele mesmo! O Lula! Parabéns a todos os envolvidos.


EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é www.sitedoaran.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias