Estilo

Batom em pó vira tendência de maquiagem com efeito natural e 'borradinho' nos lábios

Antes de aplicar é necessário hidratar os lábios, principalmente no inverno

Modelo aplica batom matte em pó, da Avon
Modelo aplica batom matte em pó, da Avon - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do batom líquido reinar nos últimos anos no universo da beleza, agora um novo produto quer mudar isso. É o batom em pó, aposta de marcas internacionais, como Chanel e Clinique, e que acaba de ser lançado pela Avon.

Segundo o maquiador Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, a novidade promove um efeito mais natural, mas a aplicação não é tão fácil. "O resultado fica mais 'borradinho' mesmo, que é uma tendência que vimos na semana de moda de Nova York."

Na hora de usar, Inisio explica que o lábio precisa estar bem hidratado para evitar que ele fique com a aparência craquelada. "Especialmente nessa época de frio, é importante hidratar os lábios antes para que eles não fiquem ressecados", afirma. O maquiador lembra que o batom em pó da Chanel já vem com um primer junto, que deve ser usado antes justamente para evitar esse efeito ressecado. 

A maquiadora Gisele Santos explica que, em geral, o batom em pó matte vem com uma esponjinha como aplicador que serve para esfumar o contorno dos lábios e dar esse efeito levemente borrado, que é chamado de "smudged lips", e tem feito sucesso com as coreanas e japonesas.

"Outra coisa importante é que, às vezes, ele fica 'manchadinho' e é preciso construir camadas para ficar mais uniforme", indica. Ela também afirma que, diferentemente do batom líquido matte que é bem pigmentado, o efeito do batom em pó é "bem meia suave".

Para o maquiador Inisio, é uma moda mais "descolada", que deve pegar entre as mulheres mais jovens. "Para quem trabalha em ambientes corporativos, pode não ser tão legal o efeito que ele proporciona." 

Ele destaca, ainda, que o batom em pó pode ser usado como blush e sombra. "Nos últimos anos viemos de uma maquiagem mais marcada, agora, como contraproposta disso, a ideia na beleza é ser mais natural, do tipo 'acordei linda'", afirma o maquiador.

O Batom em Pó Poudre à Lèvres da Chanel é uma edição limitada e ainda não foi lançada no Brasil. Já a versão da Clinique, chama Batom em Pó com efeito Matte Pop Lip Shadow, e custa R$ 74. O preço do batom em pó da Avon é R$ 34,99.

NÓS TESTAMOS

A reportagem testou o batom em pó da Avon. Como disseram os maquiadores, a aplicação não é tão fácil e o efeito nos lábios é "borradinho", o que pode causar um estranhamento inicial. Mas o produto tem uma boa pigmentação e fixação, além de ser bem leve  –a sensação é de não estar usando batom. O ponto negativo é que se o lábio não estiver hidratado, ele fica com a aparência de ressecado. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem