Estilo

Sempre em alta no inverno, coturno aparece com novas opções de cores e até de materiais

Botas vermelhas e em vinil ou veludo estão disponíveis nas lojas

beka lopes usando coturno com calça justa e blusa branca
Coturnos estão super em alta. A blogueira Beka Lopes aderiu à moda - Jardiel Carvalho/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Fabiana Schiavon
São Paulo

O coturno saiu dos uniformes militares e se disseminou pelas ruas com a ajuda do movimento punk, nos anos 1970. Hoje, a peça é democrática e tem modelos para todos os estilos.

"Por não terem muito dinheiro, os punks criavam as suas produções com peças diferentes e improváveis. O coturno foi, então, ganhando espaço. De lá para cá, não saiu mais de cena e aparece cheio de novidades a cada temporada", afirma a consultora de moda Laís Urizi.

Neste inverno, segundo a consultora de imagem Sophia Marins, as cores em alta são preto, marrom, branco e vermelho. "Os coturnos nessas cores combinam praticamente com tudo. É possível ver nas lojas, ainda, modelos em vinil e com o solado tratorado."

Unindo o tradicional com as novidades, há opções para todos os estilos. "O coturno é um sapato muito versátil, que combina com diversas situações e que vai bem com peças como blazer, blusa com cinto, camisa jeans ou mesmo vestido. Para o visual não ficar pesado, combine-o com um vestido romântico e colorido ou com roupas leves”, recomenda Mariana Herrmann, estilista da consultoria Forno da Moda.

A blogueira de moda Fê Gonçalves concorda que há opções para quem gosta de um visual mais delicado. “Com vestidos e saias, o coturno quebra o romantismo das peças.”

A cada período surgem, ainda, novas criações. "Além do modelo tradicional, preto e de salto baixo, há opções de salto alto, de cano baixo e médio, de verniz e de veludo. O branco e o prata continuam em alta, uma boa alternativa para as mais ousadas", afirma Mariana.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias