Estilo

Amor, saúde e paz: saiba quais as cores certas para o Ano-Novo

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ano-novo, novas metas, novas aspirações, ânimo renovado e, somado a tudo isso, os nossos pedidos especiais: um novo amor, mais dinheiro, saúde. Para cada desejo, uma cor. Mas você conhece o significado de cada uma?

"O branco sinaliza o início de algo, por isso é tão usada nessa época do ano. Já o vermelho é conhecido como a cor do amor, mas também simboliza a plena atividade, a persistência e a luta", afirma Aline Nunes, consultora de estilo e especialista em colorimetria. Ela também tem um canal no YouTube, o "Armário do Bem", que reúne dicas de moda.

Segundo Nunes, as cores corretas ajudam a esconder as ruguinhas indesejadas, as marcas de expressão, as olheiras e podem realçar os lábios e os olhos. O significado das cores escolhidas é importante tanto no fim de ano quanto no dia a dia.

A cor branca simboliza o início de algo
A cor branca simboliza o início de algo - Reprodução/Instagram/kyliejenner

"Você tem um ambiente de trabalho muito difícil? O azul ou vermelho em excesso, por exemplo, nunca será uma boa pedida. O azul por estagnar e o vermelho por levar ao outro extremo. O equilíbrio das duas cores seria uma solução brilhante", diz Nunes.

Consultora e diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências, Marcia Holland afirma que o papel do consultor de imagem vai muito além da combinação de cores.

"São profissionais que lidam com a autoconfiança, com valores pessoais e sentimentos de maneira integrada. O objetivo é a pessoa se sentir bem consigo mesma e que a imagem seja o reflexo desta ação profissional aliada à sua identidade."

COLORIMETRIA

Colorimetria é uma ciência aliada a um conjunto de tecnologias envolvidas na quantificação e na investigação física do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos. Na prática, consultoras de estilo usam esses princípios para ajudar clientes a descobrirem as cores que mais favorecem a sua imagem.

Segundo Nunes, primeiro é realizado um teste de tecidos, feito em um ambiente com luz natural e sem acessórios ou maquiagem, para descobrir a temperatura da pele da pessoa (se é quente, fria ou neutra) e criar uma paleta cromática com as cores que mais favorecem aquela pessoa.

No fim da análise, cada cliente ganha uma cartela com essas cores para facilitar a tarefa de ir às compras. "Você aprende a fazer compras mais inteligentes e evita aquele efeito guarda-roupa cheio e aquela sensação de não ter nada para usar. Com sua paleta, você pode comprar roupas com tons de poder de felicidade no seu look ou, até mesmo, objetos pessoais e de maquiagem."

A especialista Aline Nunes afirma que mulheres entre 25 anos e 45 anos são as que mais buscam os serviços de consultoria para melhorar a imagem e elevar a autoestima. "Quando você passa uma imagem mais saudável, você também ganha uma abertura maior com as pessoas."

PODE COLOCAR UMA ESTRELA

Confira dicas de Aline Nunes de qual a cor usar na virada do ano:

Branco: Cor que sinaliza o início de algo. Por isso, ela é tão usada nesse período do ano.

Vermelho: Cor do amor, da paixão, mas também da plena atividade, da persistência e da luta.

Verde: Símbolo da saúde e de um estilo de vida mais saudável. Mas cuidado: em excesso, também causa estranheza

Azul: Cor usada para trazer equilíbrio, mas que em excesso pode gerar uma imagem de frieza.

Roxo: Símbolo da espiritualidade e equilíbrio e é referência da luxúria. Ótima para um primeiro encontro!

Amarelo: Aliada do dinheiro e da liderança. É isso que você mais busca? Vá em frente e abuse.

Prata: É a cor da renovação e está ligada à tecnologia. Se você já perde muito tempo na web, modere o uso da cor prata.

Laranja: Símbolo da juventude e de atividades criativas. Ótima escolha para quem quer um ano mais ativo e criativo.

Rosa: Hoje é um dos símbolos máximos do empoderamento, especialmente o feminino. Se você quer colocar sua opinião para circular mais fortemente pelas ruas, se jogue no rosa!

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias