Estilo

Calçados com sola tratorada são tendência e aparecem em diversos tipos de sapato; veja como montar visual lindo

A "personal stylist" Juliana Parisi, 32, usa bota com sola tratorada
A "personal stylist" Juliana Parisi, 32, usa bota com sola tratorada - Rivaldo Gomes/Folhapress


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As solas tratoradas saíram das passarelas da moda para ganhar as ruas. “Esse nome remete aos pneus de trator. A tendência surgiu em desfiles de marcas internacionais em 2011 e 2013, mas apenas neste ano caiu no gosto popular. É uma das principais tendências deste inverno”, conta a “personal stylist” Juliana Parisi, 32.

Feitas de borracha, as solas também são ótimas para os dias chuvosos, já que evitam escorregões. “E sempre serão confortáveis”, emenda a especialista.

Esse solado dá um toque mais pesado e esportivo à produção, que pode seguir o conceito mais rock and roll ou, ainda, ser equilibrada na combinação, com peças de propostas diferentes, mais românticas ou até mesmo sociais.

“Esses sapatos dão modernidade e despojamento ao ‘look’. Para fazer com que sejam o destaque da produção, use com peças básicas e de tons neutros. Para ficar mais elegante, aposte em peças de alfaiataria. Uma combinação interessante é contrapor o peso do solado tratorado com peças leves e fluidas, de cores claras ou estampas florais”, sugere a consultora Lili Fuzikava, da Re: Consultoria de Imagem e Estilo.

Há modelos com o solado mais fino e outros maiores, que vão de acordo com o estilo de cada mulher. “Quanto mais grosso o solado, mais pesado ficará o ‘look’ e, consequentemente, o resultado será mais moderno e ousado. Quanto menor o solado, mais discreto é o resultado. Indicado, portanto, para as mulheres que querem começar a usar a tendência aos poucos”, observa Juliana.

As botas são as que mais aparecem com esse tipo de sola. “Aposte em vestidos e saias, que podem ser mais curtos ou com comprimento midi, usados com ou sem meia-calça. Com calça, dá para usar tanto com ‘legging’ quanto com ‘skinny’ por dentro da bota”, ensina.

Os sapatos oxford com essa tendência dão uma repaginada no visual. “Troque a sapatilha clássica por eles quando quiser formar um visual mais antenado”, recomenda Lili.

As sandálias, por sua vez, passam uma mensagem de despojamento. “Peças casuais, como jeans, shorts, macaquinhos e jardineiras, possuem a mesma linguagem. Podem ser combinadas facilmente, portanto”, diz Lili.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias