Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Diversão
Descrição de chapéu Agora

TV Cultura transmite Festival de Parintins

Cultura mostra a partir de hoje cinco horas por dia de festejos que cultuam os bois do Amazonas

Última edição do Festival de Parintins no Amazonas. Na foto, apresentação do Boi Caprichoso
Última edição do Festival de Parintins no Amazonas. Na foto, apresentação do Boi Caprichoso - Emiliano Capozoli/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Agora

A TV Cultura transmite de sexta (29) a domingo (1º) o Festival Folclórico de Parintins _evento que há mais de 50 anos cultua os bois Caprichoso e Garantido, com muita festa e música.

De acordo com Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, entidade que inclui a TV Cultura, serão mais de cinco horas diárias de transmissões. As exibições acontecem nesta sexta (29), a partir das 22h30, e sábado (30) e domingo (1º), às 21h.

“Neste ano, teremos uma cobertura mais aprofundada. O conteúdo será desdobrado em novos produtos, como um documentário sobre a festa. Além disso, nos preocupamos em explicar para o público a relevância e a grandeza dessa celebração. Criamos programetes que já estão indo ao ar para mostrar de forma clara e divertida às crianças a origem dos bois-bumbás”, conta.

A transmissão conta com 17 câmeras em alta definição e drones espalhados pelo Bumbódromo, o local do festival. Os apresentadores Ludimila Queiroz e Clayton Pascarelli serão os responsáveis pela cobertura ao vivo.

“Eles se preparam com intensidade para levar ao público informações e explicações antropológicas sobre as danças, os rituais indígenas e as alegorias. Antes, receberam o suporte de estudiosos da cultura amazonense, folcloristas e sociólogos”, conta.

O presidente dá mais detalhes de como será a programação. “Hoje, o ‘Panorama’ [no ar às 12h30] tem uma edição especial sobre a celebração, com a presença da professora de cultura brasileira Neide Rodrigues Gomes e do secretário estadual de cultura do Amazonas, Denilson Novo”, fala.

RIVALIDADE

Desde 1966, a rivalidade entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido toma a cidade de Parintins _e o estado do Amazonas. A disputa e as torcidas são tão grandes que se assemelham à rivalidade vista em outras regiões do Brasil no futebol. A festa, durante três noites, ocorre no Centro Cultural da cidade, conhecido como Bumbódromo, e envolve duas associações explorando temáticas como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos.

O evento é realizado anualmente, sempre no último fim de semana de junho. O último campeão foi o Boi Caprichoso. Ao todo, o boi azul Caprichoso tem 22 vitórias, enquanto o vermelho do Garantido tem 31 triunfos. O espetáculo que a TV Cultura transmite a partir de hoje, pelo segundo ano consecutivo e na íntegra, é semelhante a um desfile de Carnaval, com muitas alegorias, cores, música e dança.

O evento de Parintins tem reconhecimento internacional e é uma das principais festas da cultura brasileira a céu aberto. “Tanto o Festival Folclórico de Parintins quanto o Carnaval de Recife terão transmissões em 2019”, adianta Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem