Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Estelle Harris, de 'Seinfeld', começou a carreira tarde e ficou famosa mais tarde ainda

Atriz morreu neste sábado, dois dias antes de completar 94 anos

Estelle Harris e Jason Alexander em cena de 'Seinfeld'
Estelle Harris e Jason Alexander em cena de 'Seinfeld' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Eu não entendo você. Realmente não entendo. Você não tinha nada melhor para fazer às três horas da tarde? Eu saio para comprar um litro de leite e, quando volto, encontro meu filho usando o corpo dele como se fosse um parque de diversões!"

Pobre George Costanza. Além de ser um poço de insegurança, o personagem vivido por Jason Alexander na série "Seinfeld", tem pais dominadores e intrusivos, capazes de enlouquecer qualquer um.

É o que sua mãe Estelle está fazendo neste momento, em uma cena do antológico episódio "O Concurso", em que o quarteto central de amigos quer descobrir quem consegue ficar mais tempo sem se masturbar. O pretexto da aposta? Estelle flagrou George tocando em si mesmo na companhia de uma revista "Glamour", que nem mesmo trazia fotos de mulheres nuas.

Estelle Costanza era interpretada por uma xará sua, a atriz Estelle Harris, que morreu neste sábado (2), dois dias antes de completar 94 anos de idade. A personagem apareceu em apenas 27 episódios de "Seinfeld", mas deixou uma marca indelével nos fãs da série – e, pelo jeito, na psique de seu complicado filho único.

Estelle Nissbaum nasceu em 4 de abril de 1928 em Nova York, em uma família de judeus poloneses. Aos sete, mudou-se para Tarentum, no estado da Pensilvânia. Casou-se em 1952 com Syd Harris e teve três filhos com ele, entre 1957 e 1964.

Foi só quando as crianças estavam mais crescidas que Estelle iniciou sua carreira artística, já beirando os 50 anos de idade. Sua voz aguda e seu timing cômico inato lhe renderam convites para dezenas de comerciais de TV, além de um pequeno papel no filme "Era Uma Vez na América" (1984), um épico da máfia dirigido por Sergio Leone e estrelado por Robert De Niro.

No final da década de 1980, Estelle Harris se tornou uma presença constante na TV americana, com um papel fixo na sitcom "Night Court" e participações recorrentes em "Um Amor de Família" e "Mad About You". Ao mesmo tempo, começou uma bem-sucedida carreira de dubladora, emprestando sua voz para inúmeros filmes e séries em animação.

Mas o papel que a tornou realmente conhecida só chegou em 1992. Estelle Costanza era um pesadelo em forma de mãe. Controladora, desbocada e sempre às turras com o marido Frank. Estelle Harris tinha uma química perfeita com o ator Jerry Stiller (1927-2020), formando com ele um casal crível, assustador e engraçadíssimo, tudo ao mesmo tempo.

A senhora Costanza não perdia uma oportunidade de humilhar o filho. "Mas você sabe escrever?", dispara ela quando George conta que vai ser roteirista de uma série de TV. "Posso perguntar por que você ama o meu filho?", pergunta à noiva dele.

Quando ela encontra uma embalagem aberta de camisinha em sua cama – um sinal inequívoco de que George transou com alguém lá – abrem-se as portas do inferno. "Onde eu vou dormir hoje? Onde? Onde???".

Estelle Harris foi um caso raríssimo de atriz que começou a carreira bastante tarde, e encontrou a fama mais tarde ainda, já bem entrada nos 60 anos. Ela deixa outras performances marcantes – fez a voz original da Sra. Cabeça de Batata em "Toy Story 2", "3" e "4", por exemplo.

Mas é por Estelle Costanza que será lembrada. "Ela é engraçada, fofinha e falastrona", disse a atriz numa entrevista de 1998. "Mas ela também se sente frustrada por seu marido briguento e seu filho imprestável. Eu a interpreto com uma corrente de tristeza por baixo de tudo"

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem