Tony Goes

Ao prometer expor corpo se perdesse uma aposta, Renata Fan armou cilada para si mesma

Apresentadora da Band se arrependeu de postar foto de biquíni em rede social

Renata Fan cumpre promessa feita a Denilson e publica foto de biquíni
Renata Fan cumpre promessa feita a Denilson e publica foto de biquíni - Instagram/renatafan
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2010, a atriz colombiana Sofía Vergara garantiu que correria nua por uma avenida de Los Angeles se a sitcom “Modern Family”, da qual ela ainda participa, ganhasse o Emmy de melhor série cômica. Em 2015, Maitê Proença afirmou que, se o Botafogo voltasse à primeira divisão, apresentaria nua o programa “Extra Ordinários”, que ela apresentava ao lado de integrantes do Casseta & Planeta no canal SporTV.

Em 2020, Renata Fan, apresentadora do Jogo Aberto (Band), prometeu postar no Instagram uma foto sua de biquíni, se o Internacional, seu time do coração, vencesse a Copinha. Tudo muito divertido, claro. Mas essas promessas também têm um aspecto degradante: por que, até hoje, mulheres consagradas profissionalmente oferecem exibir seus corpos se perderem uma aposta?

Talvez haja um componente de vaidade envolvido. Talvez elas queiram provar que ainda batem um bolão. Sofía Vergara tinha 38 anos quando correu nua pelo Sunset Boulevard (à noite, por apenas uma quadra, sem ninguém por perto). Maitê Proença tinha 57, quando, de fato, apresentou o programa nua, dando um jeito de não revelar nenhuma parte íntima às câmeras.

Renata Fan, que foi Miss Brasil em 1999, está com 42 anos. E cumpriu a promessa feita no ar: publicou em seu perfil no Instagram uma foto em que aparece de biquíni. Os internautas, para variar, se dividiram entre elogios e críticas.

O ex-jogador Denilson, colega de Renata no comando do Jogo Aberto, disse que “para quem não vai à academia, até que você está bem.” Acontece que a apresentadora faz musculação, com ênfase no abdômen. O que mais que Denilson queria?

Muita gente acusou Renata de ter usado Photoshop na foto publicada, para atenuar eventuais imperfeições. Outros reclamaram dela estar usando o corpo para se promover. Para alguns membros do júri do tribunal da internet, exibir um físico sarado é crime, pois humilha quem não o tem.

Renata é uma profissional competente, que conseguiu se firmar no ultramachista universo do futebol. Também é uma mulher deslumbrante: se não o fosse, será que ela estaria apresentando um programa como o “Jogo Aberto”? A televisão brasileira tem algumas comentaristas esportivas, e nenhuma delas pode ser considerada feia. O mesmo não pode ser dito de vários de seus colegas masculinos.

O machismo estrutural está retrocedendo na sociedade como um todo, mas permanece forte em diversas áreas. Renata Fan, uma mulher vitoriosa em todos os sentidos, se deixou ofuscar por ele – ainda que de maneira inconsciente – ao prometer exibir seu corpo se perdesse uma aposta. Dá para imaginar Felipe Andreolli fazendo o mesmo?

Toda mulher tem o direito de exibir ou não seu corpo, e ninguém tem nada a ver com isto. Aliás, todo homem também tem; todo mundo, para ser mais preciso.

Mas o machismo ainda está por aí, julgando e repreendendo quem se expõe, ao mesmo tempo em que estimula essas exposições. Renata Fan já se arrependeu da aposta que fez, pois caiu em uma armadilha. Que este episódio sirva de alerta para todos nós.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem