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Rosana Hermann

Sabe aquela influenciadora super famosa? Não? Nem eu

Com meio milhão de influenciadores no país, muitos podem ser desconhecidos para você

Bianca Andrade (Boca Rosa), Rafa Kalimann, Carlinhos Maia e Felipe Neto começaram carrerias como influenciadores - AgNews/Instagram
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Uma vez perguntei para a editora de uma conhecida revista de celebridades qual era o tamanho do universo dos artistas realmente importantes.

Ela me explicou que, para ela, eram três as categorias de pessoas que saiam "na capa". A primeira, os eternos. Famosos como Xuxa, Pelé, Roberto Carlos, que sempre dão audiência, porque são conhecidos por todo o Brasil. Não precisa nem ter uma notícia importante ou bombástica, eles sempre chamam a atenção. Hoje, poderíamos facilmente acrescentar Anitta nessa lista, que além de ser uma mulher poderosa é uma estrela internacional. Esse mundo tem algumas dezenas de integrantes.

A segunda categoria eram os "da temporada". Atores e atrizes que protagonizam as novelas que estão no ar, as séries e filmes que estão bombando, cantores que estão com músicas estouradas, humoristas que estão fazendo show, atletas, empresários e demais famosos que estão com trabalhos em destaque. Essa categoria tem várias centenas de pessoas, como o elenco principal de "Pantanal", por exemplo. Ou o vencedor da Dança dos Famosos.

E a terceira eram os que nem eram assim tão famosos, mas que eram notícias naquele instante por algo intenso e grandioso. Um ex integrante de reality show que cometeu uma traição. Uma subcelebridade que ganhou na loteria. Ou mesmo um artista antigo que estava fora da mídia e volta por algum acontecimento.

E aí surgiram os "influenciadores" São pessoas que tanto podem ensinar alguma coisa, como cozinhar ou fazer maquiagem, que falam de esporte, cultura, cinema ou sobre feminismo e empoderamento, sobre empreendedorismo ou causas animais, sobre minorias ou maternidade, ou qualquer assunto ligado a game. São pessoas que podem apenas mostrar seus looks do dia ou viagens ou que mesmo não sabendo nada em especial conquistam seguidores apenas porque têm a disponibilidade de compartilhar a vida continuamente como se fosse um reality ou uma novela. E tem também gente que faz sucesso apenas porque é bonita, porque é gato, porque é doido, divertido, curioso, diferente ou porque é alguma coisa de alguém famoso.

As razões que fazem alguém seguir um influenciador são tão nebulosas e inexplicáveis que muitas vezes nem eles sabem por que fazem sucesso. Mas depois que ficam ricos e famosos, tanto faz o motivo. As pessoas já estão viciadas e hipnotizadas e continuam seguindo apenas porque "sim". Ou porque os outros seguem. Os influenciadores conquistam grande audiência, as marcas os procuram para fazer publis e campanhas e eles passam a ganhar muito dinheiro. E o círculo virtuoso vai espiralando cada vez mais em todas as plataformas.

Esse mundo aleatório dos influenciadores não é composto de dezenas, centenas ou milhares, mas de centenas de milhares de pessoas. Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen nesse ano de 2022, o Brasil tem mais de 500 mil influenciadores digitais.

Isso é mais do que todos os dentistas que existem no nosso país. Mais do que todos os engenheiros civis. E, como a pesquisa foi feita em maio, já deve ter ultrapassado o número de médicos em território nacional.

Claro, tem aqueles que se destacam. Os que ficam absurdamente ricos e compram aviões, os que são chamados para realities e causam em rede nacional, os que casam com famosos de outras áreas, os que viram notícia a cada nova cirurgia estética, os que são cancelados. Mas como tem mais de 150 milhões de brasileiros na internet, com os mais variados interesses, tem muito famoso que a gente nem faz ideia que existe.

É por isso que muitas vezes alguém comenta uma notícia muito incrível ou muito escabrosa ou muito qualquer coisa que aconteceu com o influencer "x" e a gente fica: Quem?!?!??

Quando isso acontecer com você, não se preocupe. É normal. Aconteceu comigo outro dia. Publicaram uma indireta sobre uma influenciadora e eu não reconheci a pessoa. Perguntei no privado e, quando li o nome, descobri que nunca tinha ouvido falar. Porque não tem como conhecer meio milhão de influenciadores. Aliás, a gente nem quer conhecer meio milhão de influenciadores. No máximo, a gente quer que eles nos sigam e que cada um faça um pix.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

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