Ricardo Feltrin

Record, SBT e RedeTV! perdem bonde da TV paga

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Três das maiores emissoras abertas do país estão levando "frango por baixo das pernas" há dez anos, mas não há nem sinal que em 2014 as coisas serão diferentes. Nem Record, nem SBT e nem RedeTV! incluíram projetos de expansão na TV por assinatura para o próximo ano.

O resultado é que a Globo, líder absoluta de audiência e faturamento no país, deve abrir ainda maior distância com seus "filhotes" na TV por assinatura.

Hoje a Globo já tem cerca de 40 canais na TV paga, entre emissoras próprias ou em parceria com outras empresas, como a Rede Telecine (joint-venture entre a Globosat e os estúdios MGM, Paramount, Fox e Universal).

CAMARÃO QUE DORME...

A falta de atitude de Record, SBT e RedeTV! no mundo da TV paga é inexplicável do ponto de vista empresarial. Hoje já existem cerca de 15 milhões de domicílios com TV por assinatura no país, ou cerca de 50 milhões de habitantes. O país tem 200 milhões de pessoas. A estimativa mais modesta prevê que esse número dobre em dez anos. A TV paga atraiu cerca de R$ 1,5 bilhão em publicidade este ano, número que poderia chegar a R$ 10 bilhões em dez anos (numa estimativa moderada)...

A ONDA LEVA...

A Record hoje só tem a Recordnews e a sua versão em HD na TV fechada. SBT e RedeTV!, só têm as versões HD. No caso da primeira, a Record teria acervo suficiente para criar ao menos um canal do tipo Viva (Globo), que exibiria programas das décadas de 60, 70 e 80; a emissora também já tem acervo dramatúrgico (entre novelas, minisséries e séries bíblicas) para reivindicar um outro canal só para isso. Mas não há nem sinal disso.


ZZZZZZZILVIO ZZZZANTOS...

É verdade que a RedeTV! teria problemas de falta de acervo e dinheiro para se aventurar em novas mídias. Mas isso não vale para o SBT, que já tem décadas de existência e teria demanda garantida caso inaugurasse um canal com sua primeiras produções, como o "O Povo na TV", antigas novelas, séries, edições de programas como o Troféu Imprensa e outras. Mas, encurralado há três anos por uma crise financeira que atingiu todo o Grupo Silvio Santos, há pouca expectativa de que a emissora vá se imiscuir na TV por assinatura nos próximos anos.


IMISCUIR...

....é uma palavra superbacana. Imiscuir, imiscuir, imiscuir...

BAND PAGA

De todos os canais, com exceção da Globo, a Band é a única que parece atenta para a TV fechada, porém, com Bandnews, BandSports, Terra Viva etc, sua presença é ínfima perto da maior emissora do Brasil, que vai crescendo em todo o tipo de segmento: Multishow, Viva, canal OFF, OFF HD, canal Globosat, Globonews, SporTV 1, 2 e 3, GNT, Gloob, canais Premiere, Premieres HD; sem falar em Futura, canal Bis, Sexy Hot etc etc e tal.

NA BERLINDA

A Record deu ordem a Sabrina Sato para que ela "suma" da mídia até o próximo ano, para que poupe a própria imagem para uma estreia em grande estilo na emissora. O problema é a quantidade de compromissos comerciais (e pessoais) que Sabrina já tem fechado até abril do próximo ano, quando deve ocorrer sua estreia de fato na Record. Além do Carnaval, onde desfilará e trabalhará em camarotes, Sabrina tem uma série de presenças (pagas) confirmadas em lançamentos de produtos, sejam de terceiros ou de sua própria grife.


JAPONESA FINA

A estimativa do mercado é que ter Sabrina Sato presente a um evento hoje no eixo São Paulo-Rio custe no mínimo R$ 30 mil, e por apenas uma hora de presença. Cada hora a mais que o contratante quiser, dobra o cachê. Se ela for contratada para apresentar o evento de uma empresa, no entanto, esse valor pode pular para R$ 70 mil.

MUITO ESTRANHO

Há meses circulava nos corredores da Globo o rumor de que programas como o de Xuxa, Jô Soares e Serginho Groismann, "Vale a Pena Ver de Novo", entre outros, poderiam deixar a programação da Globo até 2015. E que não se trataria de "dar um tempo", apenas, mas tirar definitivamente esses programas do ar, como forma de iniciar um grande processo de renovação na grade da emissora. O fim do programa de Xuxa, pelo menos, já se realizou como rumor, digamos, profético.


HO! HO! HO!

Alheia à sua saída da Globo, a assessoria de Xuxa mandou a todos os seus amigos um simpático cartãozinho de Natal animado, feito só com desenhos das crianças cuidadas pela Fundação Xuxa.

SOOOOOOBE

"Pecado Mortal", da Record

Sinceridade? Em termos de iluminação, cortes, edição e efeitos especiais, "Pecado Mortal" definitivamente é uma das novelas mais inovadoras de todos os tempos. O uso de trilha sonora clássica, com trechos de Carl Off, Bach e Mozart, em momentos de suspense, também é algo totalmente incomum na dramaturgia nacional. O elenco principal não deixa nada a dever ao das principais produções da Globo. A explicação para o ibope não estar nos dois dígitos pode ser duplo: hábito do telespectador e vício do chamado "colunismo de TV". Explica-se. Após quatro décadas, o telespectador parece estar anestesiado e ter virado consumista apenas de produções dramáticas de grande porte que saiam da Globo. Por outro lado, a pouca repercussão da novela de Carlos Lombardi na mídia é, em parte, resultado de uma espécie de "vício" ou "má vontade crônica" com relação a produções da Record. Como se todas as novelas que a emissora produz fossem apenas a "Recópia" da concorrente. Pois, nesse caso, não é mesmo. A verdade é que, se fosse exibida na Globo, "Pecado Mortal" estaria sendo tratada hoje como o suprassumo das novelas, a expoente máxima da neodramaturgia, uma obra de vanguarda, engenho e talento, com linguagem inovadora. Não é à toa que a Globo alterou até seu horário nobre para prejudicar ao máximo a novela da rival. Ela sabe o tipo de produto com que está lidando. Já o telespectador noveleiro, por azar, não sabe.


DEEEEEEESCE

O verdadeiro saco do Noel é a TV no fim de ano

A falta de criatividade e a preguiça de emissoras e programas de TV é inacreditável quando chegam as festas. Todo fim de ano são as mesmas pautas: promessas para o ano que vem, o que vestir nas festas para "dar sorte", "receitas" para curar a ressaca, os pedidos de criancinhas ao Papai Noel; as superstições dos famosos e outras panaquices. Parece que pauteiros de programas e telejornais apenas checam o que foi feito no ano anterior e repetem. Uma preguiça de dar sono. Um canal na TV paga chegou a fazer uma reportagem sobre a melhor cor para se vestir, para ter sorte no próximo ano. Elegeu apenas o branco, o amarelo, o verde, o azul e o vermelho ("para quem ainda espera uma paixão"). Dãããããããã! Sobrou alguma cor, ó, sua repórter pícara sonhadora do inferno? Ah, tá, sobrou preto, marrom e cinza! Façam-me o favor. Vão trabalhar, ou pelo menos pensar um pouco. E, a propósito, tenham um feliz natal bem clichê.

*>_<*

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