Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Costela com cerveja preta vira ensopado delicioso na panela de pressão

Método é rápido e totalmente seguro para quem cozinha com cuidado e atenção

Costela com cerveja preta - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Panela de pressão é algo que assusta muita gente. Só deve ter medo quem não cozinha com cuidado e atenção –nesse caso, facas e fornos também são armas potencialmente letais. Cozinhar na pressão é seguro para quem não esquece a panela no fogo.

Se você não tem tempo de folga para cozinhar –quem tem?–, a panela de pressão quebra um galho e tanto. Certos alimentos, como grãos, mandioca e carnes mais duras, demoram muito para cozinhar nas panelas comuns.

Isso porque, como você deve ter aprendido na escola, a água ferve a cerca de 100 graus ao nível do mar –e em temperaturas mais baixas à medida que a altitude cresce e a pressão atmosférica diminui.

Com a pressão da panela, você aumenta em muitos graus a temperatura de ebulição da água e, assim, a comida cozinha mais rápido.

A cozinha da pressão não é amiga das porções individuais. Você joga um monte de coisas na panela, mais água, e tira um monte de comida.

Isso é ótimo para famílias grandes e pequenas, também para quem mora só. Nada melhor do que ter uma refeição pronta na geladeira ou no freezer ao chegar em casa. A cozinha de quem vive sozinho requer planejamento para não ter de cozinhar sempre.

Para esta receita na pressão escolho dois ingredientes muito queridos do brasileiro: costela de boi e cerveja. A costela é aquela carne deliciosa que só fica macia com muitas horas no fogo –ou uma horinha na pressão.

Peça, para o açougueiro, a costela com o osso serrado na transversal, em vários pedacinhos, para caber no fundo da panela.

Cozinho a carne num molho à base de cerveja escura, com inspiração nos ensopados britânicos. Por acaso, eu tinha em casa cerveja do tipo stout, que fica excelente também para acompanhar o prato. Mas você pode usar a cerveja preta que encontrar: depois de uma hora na pressão, as nuances de sabor da bebida terão sumido.


COSTELA NA PRESSÃO COM CERVEJA PRETA

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Média

Ingredientes:
800 g de costela bovina, cortada transversalmente ao osso em pedaços de 5 centímetros
50 g de bacon picado
1 cebola grande picada
2 folhas de louro
3 dentes de alho picados
½ cenoura grande em rodelas (ou 1 cenoura pequena)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de shoyu
1 lata (350 ml) de cerveja escura
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Tempere a costela com sal e pimenta.

  2. Na panela de pressão, derreta o bacon em fogo baixo e frite até dourar. Reserve. Doure a costela na gordura do bacon. Reserve.

  3. Na mesma gordura, refogue a cebola, o louro, o alho e a cenoura. Junte o extrato de tomate e misture bem . Adicione o shoyu e a cerveja. Misture e devolva a costela e o bacons à panela.

  4. Tampe a panela e aqueça em fogo alto até pegar pressão. Reduza chama e deixe cozinhar por 1 hora.

  5. Alivie a pressão da panela e, se for necessário, cozinhe destampado até o molho engrossar. Ajuste o sal e sirva com os acompanhamentos que quiser.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem