Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Pão de alho caseiro é a pedida para agradar a garotada no Dia das Crianças

Versão industrial da iguaria é uma enorme bomba nutricional

Pão de alho caseiro - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A coluna de hoje foge da temática “receitas para quem mora sozinho” por um bom motivo: terça-feira (12) é o Dia das Crianças. Na condição de pai separado que vive sozinho a maior parte do tempo, imagino que muitas pessoas vivam em situação semelhante. E, se você não tem filhos, não se preocupe, a receita é boa para todas as idades.

Além de Dia das Crianças, temos um feriadão de quatro dias consecutivos. É a ocasião ideal para um churrasco. Entre comida para criança e churrasco, fiquemos com os dois.

É notório o gosto da molecada pelo pão de alho que sai da churrasqueira nos encontros de adultos. Meu filho adora. Eu não o impeço de comer, mas o pão de alho industrial é uma enorme bomba nutricional.

Leia a lista de ingredientes. Para começar, todos são besuntados de margarina –gordura vegetal da pior qualidade possível. Algumas marcas têm glutamato monossódico e outros aditivos que viciam o paladar.

Meu desafio foi criar um pão de alho menos bagaceiro –muito saudável, lamento dizer, nunca será– e que possa competir com o industrial na predileção da garotada.

A primeira tentativa foi um desastre absoluto. Inspirado no que eu via e provava nos botecos por aí, derreti um monte de manteiga (melhor do que margarina), piquei um punhado de alho cru, misturei, recheei uns pãezinhos e meti na grelha.

Queira um pão de alho com gosto de alho, afinal.

O excesso de alho deixou meu pão tóxico. Ele fazia a garganta arder e o nariz escorrer. Meu filho chorou. Mais um fracasso na sacola.

O erro, descobri mais tarde, estava em usar o alho cru, forte demais. Na versão que apresento aqui, uso o alho assado. Ele preserva o gosto, mas perde o efeito diabólico.

Em vez de usar manteiga, decidi fazer um creme ao estilo da maionese, com um a gema e azeite de oliva, mais ervas e queijo parmesão.

Maionese caseira, feita com ovo cru, sempre merece uma nota sobre riscos à saúde. Aqui ela será assada, o que elimina a chance de contaminação por salmonela, mas evite guardar eventuais sobras. Se preferir, bata o alho, o queijo e as ervas com maionese industrial.

Quanto ao pão, procure bisnagas macias, de casca fina, para obter algo semelhante ao pão de alho que você compra pronto.

Esta receita indica o aquecimento do pão no forno. Nada impede que você faça as etapas 5 e 6 na churrasqueira.


PÃO DE ALHO CASEIRO COM QUEIJO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
1 cabeça de alho inteira (ou alho a gosto)
1 gema
1 colher (chá) de suco de limão
180 ml de azeite (para um gosto mais suave, substitua parcialmente por óleo vegetal neutro)
50 g de queijo parmesão
Ervas frescas a gosto (usei salsinha e alecrim)
Sal a gosto
4 pães compridos, macios e de casca fina
50 g de queijo muçarela

MODO DE FAZER

  1. Aqueça o forno a 200 ºC (alto). Asse o alho por 40 minutos ou até ficar macio.

  2. Separe e descasque os dentes de alho. No copo do mixer ou processador, junte o alho, a gema, o suco de limão e um pouco de sal. Bata até desmanchar.

  3. Enquanto bate a mistura, acrescente o azeite aos poucos, em fio contínuo, até obter uma maionese espessa. Junte as ervas e o parmesão. Bata até obter um creme liso. Ajuste o sal.

  4. Corte o pão em segmentos do mesmo tamanho no sentido transversal. Interrompa o corte antes de chegar à base: não queremos separar as fatias. Coloque o creme de alho no pão, dentro dos cortes e na parte superior.

  5. Asse os pães a 200 ºC por 10 minutos.

  6. Retire os pães do forno e acrescente a muçarela, nos cortes abertos e por cima de tudo. Asse por mais 10 minutos ou até derreter.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem