Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Recheado com queijo e gratinado, tomate-caqui vira uma refeição completa

Receita é mais simples de fazer usando tomates grandes e um tanto firmes

Tomate recheado com queijo e cebola roxa
Tomate recheado com queijo e cebola roxa - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toda receita começa no mercado. Ou na feira, no hortifrúti, no açougue, onde quer que você vá comprar os ingredientes.

Às vezes a gente já sai às compras com o cardápio na cabeça. Mas nem sempre o mercado colabora. Quando não se encontram os ingrediente de determinada receita, dói muito menos bolar um plano B ali mesmo, entre as gôndolas.

Foi o que aconteceu comigo nesta semana. Já havia decidido que dedicaria a coluna à entrada da primavera. Assim, faria algum prato com alcachofra: além de ser uma flor, estamos no pico da oferta.

Só que não encontrei as alcachofras que eu queria, aquelas bem pequenas. Não me dou bem com alcachofras grandes: dá um trabalho cão remover todas as fibras e os espinhos para obter uma quantia pífia de matéria comestível.

Cogitei usar alcachofrinhas em conserva. Então concluí que seria forçar demais a barra. Não faz sentido falar de um ingrediente sazonal e usar, na receita, um produto enlatado na Itália.

Desisti. Talvez faça alcachofra na próxima coluna, talvez deixe para mais tarde ainda.

Virei a cabeça e vi, dando sopa na área dos legumes, tomates-caqui gigantes e vermelhos. Eu amo tomate no macarrão, na salada, na pizza, em tudo o que é comida. Mas seria uma lástima fazer molho ou mesmo picar um tomate tão bonito.

Por que não o preparar como prato principal? Decidi assar o tomate depois de recheá-lo com queijo, cebola roxa e a própria polpa.

É algo que só dá para fazer com tomates grandes e um tanto firmes. Você consegue rechear tomates menores, mas desde que cortados ao meio no sentido longitudinal. O efeito visual fica bem prejudicado.

Para escavar o tomate-caqui, use alternadamente uma faca pontuda (peguei uma faquinha de desossa) e uma colher para recolher os pedaços de polpa.

Você perceberá que o bicho solta muita água. Para absorvê-la e fazer uma espécie de argamassa do recheio, adicionei um pouco de farinha de rosca, de pão velho triturado.

Aí é só misturar o queijo –eu tinha muçarela, mas vale qualquer tipo que derreta bem no forno– a polpa picada e a cebola. Claro que você pode trocar ou acrescentar ingredientes: azeitona, presunto, linguiça... até alcachofra em conserva.

Não se atenha demais às quantidades e ao tempo de forno. Cada forno se comporta de um jeito, e os tomates variam muito de tamanho: use o bom-senso que a natureza te deu.

Depois de gratinar, você pode comer o tomate assado com pão, se fizer questão do carboidrato. Eu mandei o tomate sozinho e fiquei bastante satisfeito. É low carb que se chama, né?


TOMATE RECHEADO COM QUEIJO E CEBOLA ROXA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
1 tomate caqui grande
4 colheres (sopa) de farinha de rosca
½ cebola roxa pequena fatiada fina
150 g de muçarela (ou de outro queijo que derreta bem) ralada ou picada
Orégano ou tomilho fresco a gosto
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Aqueça o forno a 200 °C (quente).

  2. Com uma faca pontuda, remova a “tampa” do tomate e, com o auxílio de uma colher, escave o interior para formar uma espécie de cuia.

  3. Pique a polpa removida do tomate. Misture 3 colheres de farinha de rosca à polpa e ao sumo que saiu do tomate.

  4. Junte 2/3 da cebola e do queijo ao recheio. Tempere com o orégano e acerte sal e pimenta.

  5. Coloque o recheio dentro do tomate e leve-o ao forno por 20 a 25 minutos.

  6. Tire o tomate. Suba o forno para 250 °C. Coloque o queijo, a farinha e a cebola restantes sobre o tomate. Leve-o ao forno por mais 10 minutos ou até gratinar. Regue com azeite ao servir.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem