Nina Lemos

Cinco mistérios bizarros de "Insensato Coração"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você não assiste a "Insensato Coração", talvez não entenda esse texto. Isso porque a trama da novela das nove foi se enrolando de tal maneira que, só mesmo sendo um telespectador paciente, e com imaginação, para tentar entender:

O caso Norma

Um psicopata te dá vários golpes horríveis e acaba com a sua vida. Você se vinga e, como também é psicopata, coloca o sujeito para comer lixo e assiste à cena de uma tela de TV (tipo ficção científica). Depois você descobre que está apaixonada por ele, serve café na cama e o pede em casamento. Tem gente por aí dizendo que Norma é um retrato de como as mulheres são. Mentira. As pessoas falarem isso é o retrato de como elas fazem pouco das moças. Jura que você conhece alguma mulher tipo a Norma? Eu não.

Crédito: Felipe Panfili/AgNews Glória Pires e Gabriel Braga Nunes gravam "Insensato Coração" na praia da Barra da Tijuca, no Rio
Glória Pires e Gabriel Braga Nunes gravam "Insensato Coração" na praia da Barra da Tijuca, no Rio

O flat

Uns dez personagens da novela moram no mesmo flat. E eles não mudam nunca, vão ficando lá para sempre. Ninguém pensa em alugar um apartamento. E outra, os moradores não chamam o lugar de "minha casa", ou "meu apartamento". "Eu estava "no meu flat", te empresto a chave do "meu flat", diz toda hora o personagem André, o comedor do flat, responsável por vários outros mistérios da novela, como a existência de mulheres que aceitam numa boa transar com um cara que em seguida chama um táxi para as levarem embora. Na vida real não é assim, não.

Crédito: Andre Freitas/AgNews André (Lázaro Ramos) leva as mulheres a qualquer hora para seu flat
André (Lázaro Ramos) leva as mulheres a qualquer hora para seu flat

A falta de assunto de Marina e Pedro

O casal mais chato da novela não tem outro assunto. "O Léo, vou atrás dele, ele precisa ser preso, diz Pedro. "Vai, meu amor", responde Marina. A dupla não fala sobre outra coisa. No dia seguinte ao casamento deles próprios, o casal falava sobre... Leo. E depois que ele foi preso, se agarravam na cama falando coisas como: "finalmente, ele foi preso." "É, meu amor, que bom." Ah, eles têm um segundo assunto. Debater quem faz café pior. Zzz.

Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira) não tem assunto na novela
Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira) não tem assunto na novela

Os golpes

Se você é mulher e tem mais de 40, cuidado, você vai ser alvo de um golpe. Um homem mais novo vai aparecer para te enrolar e você vai cair, feito uma idiota. No decorrer da novela, várias moças (e não só Norma) caíram no golpe de Leo. E agora Eunice, a alpinista social, cai no golpe de Ismael e acredita, sim, que ele tem um filho que precisa fazer um transplante de fígado e por isso precisa de dinheiro. Como?

Crédito: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo Eunice (Deborah Evelyn) vai levar golpe do baú em "Insensato Coração"
Eunice (Deborah Evelyn) vai levar golpe do baú em "Insensato Coração"

O mandado de prisão

Todos os mandados de prisão da trama são conseguidos por justiceiros (o mocinho Pedro, o blogueiro homofóbico) em momentos de desespero. Leo vai viajar, o mandado de prisão chega na hora em que ele vai entrar no portão de embarque. O assassino homofóbico psicopata vai casar, a polícia chega bem na hora em que ele vai entrar na Igreja. O mandado de prisão, junto com o habeas corpus são os personagens principais da novela. Uma espécie de recurso para resolver qualquer impasse. Em "Insensato Coração", o mandado de prisão é o novo mordomo.

Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo Após uma mandado de prisão, Léo (Gabriel Braga Nunes) foi rapidamente para a cadeia
Após um mandado de prisão, Léo (Gabriel Braga Nunes) foi rapidamente para a cadeia

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias