Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Saiba quanto Silvio Santos paga a Edir Macedo pelo Repórter Esso

Emissora criou boletins com a histórica vinheta da TV Tupi, cujos direitos pertencem à Record

Homem narra texto em uma rádio
O locutor Roberto Figueiredo e a última transmissão do Repórter Esso pelo rádio - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Por decisão de Silvio Santos, o SBT resgatou, por meio de boletins exibidos a cada duas horas ao longo da programação, a histórica vinheta do Repórter Esso.

O tradicional programa jornalístico foi atração da TV Tupi entre abril de 1952 e dezembro de 1970, quando também ia ao ar pela Record, patrocinado pela Esso.

Batizado como Repórter SBT, o novo boletim custou à rede de Silvio Santos a pechincha de R$ 7 mil anuais, quantia bastante modesta pelo peso da memória afetiva que a vinheta desperta nos ouvidos de quem tem mais de 50 anos.

Os direitos sobre a vinheta pertencem hoje à Record Rio, o que implica dizer que Silvio Santos vem, de alguma forma, ainda que modesta, abastecendo os cofres de Edir Macedo.

Silvio queria mesmo que os boletins fossem exibidos de hora em hora, como acontece com a Tele-Sena, mas o acerto pela quantia acertada só foi possível com a exibição de boletins a cada duas horas.

Os informativos narram acontecimentos do dia em breves edições, apenas com a voz do locutor e as imagens dos fatos ali mencionados.

Entre as vozes que passaram pelo Repórter Esso, estão Benedito Ruy Rezende, Dalmácio Jordão, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues. A última voz a apresentar o programa no rádio foi a do jornalista Roberto Figueiredo, que morreu no dia 27 de julho de 2021, por complicações da Covid-19.

A primeira transmissão do Esso ocorreu na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem