Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Debate: Band fica ligeiramente à frente da Globo na audiência consolidada em SP

Kantar Ibope aponta vitória da emissora por 0,1 ponto; programa teve mais 1,2 ponto na TV Cultura

São Paulo , SP, BRASIL, 28.08.2022 ELEIÇÕES 2022 - Debate candidatos a presidência organizado em parceria com Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura. O evento contou com a presença dos candidatos (esq p dir): Felipe D’Avila (Novo), Lula (PR), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União Brasil) e Ciro Gomes (PDT) e acontece no estúdio da TV Bandeirantes. Foto: Marlene Bergamo / Folhapress - Marlene Bergamo / Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os dados consolidados pela Kantar Ibope Media apontam que a Band venceu a Globo na média total do primeiro debate entre os candidatos à presidência deste ano na Grande São Paulo, região que concentra o maior número de consumidores --e portanto, de eleitores-- do país. O placar final da emissora dos Saads ficou em 13,7, ante 13,6 da TV dos Marinhos.

Os índices preliminares, mensurados em tempo real, apontavam para uma vitória apertada da Globo, por 13,6 a 13, o que não se confirmou na consolidação realizada pela Kantar Ibope, divulgada pelo instituto às emissoras e agências de publicidade nesta segunda (29).

Só na Band, o debate, promovido com a Folha, o UOL e a TV Cultura, alcançou 2,7 milhões de pessoas na Grande São Paulo, chegando a 15,2 pontos de pico. O programa também foi transmitido pela TV Cultura, que obteve 1,2 ponto de média no horário, patamar também acima do normal para a emissora, e pelo UOL.

O placar se refere à faixa das 21h04 às 23h50, período em que a Band foi vista por 21,6% dos televisores ligados na Grande SP. No horário, a Globo exibiu parte do Fantástico, que venceu a Band no horário total do confronto, perdendo só por alguns minutos, e uma edição do "Vai Que Cola", derrotada na íntegra para o encontro entre os candidatos.

Na mesma faixa das 21h04 às 23h50, o SBT obteve 7,2 pontos com parte do Programa Silvio Santos, e a Record marcou 5,8, com o Domingo Espetacular e o Câmera Record. A RedeTV! ficou abaixo da Cultura, com 1,1 ponto.

Os números são considerados excepcionais para a Band, que nesse horário das noites de domingo não costuma ultrapassar 4 pontos na Grande São Paulo. A façanha é ainda mais notável por se tratar de um debate político.

Uma emissora com patamares modestos de audiência pode arrastar uma multidão com uma final de campeonato de futebol, como aconteceu com as partidas da decisão do mundial de clubes, em fevereiro, entre Palmeiras e Chelsea, quando a Band ultrapassou 30 pontos de pico.

Já triplicar o público com um encontro eleitoral é bem mais difícil. Para se ter ideia, o debate entre candidatos ao governo de São Paulo exibido em agosto pela mesma emissora não ultrapassou 3 pontos de audiência.

Cada ponto na Grande SP equivale hoje a 205.577 mil telespectadores.

AUDIÊNCIA NACIONAL

No PNT, o Painel Nacional de TV, que mensura as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país e serve como termômetro nacional de audiência, a Globo fez média superior à Band, com 13,5 pontos, ante 12,5 do encontro entre os candidatos na tela dos Saads. Cada ponto equivale a 713.821 espectadores no PNT.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem