Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Sem espaço nas novelas da Record, santos ganham série na TV Aparecida

Em 5 episódios, 'Cartas Santas' traz histórias de Santo Antônio e Santa Rita de Cássia, entre outros

A atriz Isabel Ramos caracterizada como Santa Rita de Cássia
Santa Rita de Cássia, interpretada por Isabel Ramos, na série 'Cartas Santas', da TV Aparecida - Juan Ribeiro/TV Aparecida
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dramaturgia cristã virou uma especialidade da Record, mas como emissora pertencente a um grupo pentecostal, suas produções não abrem espaço a menções a santos, a não ser para repudiar o culto a suas imagens.

São essas figuras santificadas de alto apelo popular no Brasil que ganharão uma inédita produção dramatúrgica na TV aberta, mas via TV Aparecida, emissora católica.

O canal estreia em 13 de junho, às 19h30, a minissérie "Cartas Santas", uma produção original da emissora, com direção, roteiro e pesquisa de Felipe Pontes. O projeto terá cinco episódios, cada um focado na vida de um santo diferente, com exibição de segunda a sexta-feira (17).

Ali estarão Santo Antonio (interpretado por Alê Cardoso), Santa Terezinha (Sol Soliva), São Francisco de Assis (Gabriel Brito), Santa Rita de Cássia (Isabel Ramos) e São Benedito (Anderson Oliveira).

O ator Gabriel Brito caracterizado como São Francisco
São Francisco, interpretado por Gabriel Brito, na série 'Cartas Santas', da TV Aparecida - Juan Ribeiro/TV Aparecida

A produção apresenta, de forma dramatizada, a história de santos ao final da vida, todos escrevendo ou narrando suas trajetórias como se fosse uma carta para Deus.

A ideia de "Cartas Santas" surgiu em 2020, no início da pandemia da Covid-19, com o Núcleo de Produções Especiais da TV Aparecida pensando em novas formas de evangelizar por meio do entretenimento.

Todos os episódios terão uma apresentação sobre cada personagem, missão que cabe ao padre José Luís Queimado, missionário redentorista.

As gravações ocorreram na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista, incluindo o Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira (SP), o Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), nos trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão, e a Ruína da Lagoinha, em Ubatuba (SP).

Todos os episódios terão audiodescrição (AD) e closed caption, e estarão disponíveis no site a12.com/cartassantas, logo após a sua exibição na TV Aparecida.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem