Zapping - Cristina Padiglione

Milagre de edição simula cenas de beijo na Globo, sem toque

Novelas só voltarão a ser inéditas em 2021

René (Dalton Vigh) beija Griselda (Lilia Cabral) em "Fina Estampa"
René (Dalton Vigh) beija Griselda (Lilia Cabral) em "Fina Estampa" - Renato Rocha Miranda/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre os cenários em discussão pela equipe de teledramaturgia da Globo para retomada das gravações, o supervisor de efeitos especiais Uno de Oliveira apresentou uma simulação de como gravar um beijo ou uma cena de aproximação entre dois atores.

Com chroma key ao fundo —recurso que permite a inserção de outro cenário na edição—, a moça da imagem se aproxima e até pode beijar o ponto marcado. Em seguida, esse marco de referência é higienizado e o outro ator ou atriz grava a parte que lhe cabe, para que tudo seja unido na ilha de edição.

Simulação de cena de beijo
Simulação de cena de beijo - Reprodução

Cenas de beijos e aproximação como a simulação acima serão obra de muito trabalho e concentração dos atores. Por isso, a Globo ainda planeja, mas não confirma, o plano de voltar a gravar novelas em 10 de agosto, com equipes bem reduzidas. As novelas só voltarão a ser inéditas em 2021.

A CALHAR

Chico Diaz lembra como foi sua participação em "Cine Holliúdy", no ar nesta terça (21): “Meu personagem é um militar que vem, através de um golpe naquela província, tentar colocar ordem no caos e no pânico causado pela presença extraterrestre. É engraçado associar isso com a nossa realidade”.

VEM AÍ

De 1994, “A Viagem”, de Ivani Ribeiro, ganhará sua quarta reprise na TV. Após ocupar por duas vezes o Vale a Pena Ver de Novo, a trama voltará ao ar em dezembro pelo canal Viva, onde já esteve em 2014. O enredo espírita será a segunda novela mais reprisada da Globo, perdendo só para “Escrava Isaura”

AUDIÊNCIA

8,4 pontos de média alcançou Eliana ao longo dos últimos 12 meses na Grande São Paulo, garantindo vice-liderança isolada para o SBT no horário. A Record teve 6,9 no período, que somou 52 domingos

29,1 pontos teve “Totalmente Demais” na sexta-feira (17). A novela em reprise às 19h30 consolida-se como o segundo programa mais visto da Globo, à frente do Jornal Nacional e atrás de “Fina Estampa”

Ibope: Cada ponto corresponde a 74.987 domicílios na Grande São Paulo

A BOA DO DIA

Em novo formato, MasterChef Brasil terá 2º time de candidatos | Band, às 22h40

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem