Cabelo, Make & Mais

Maquiagem e cor: Oito ideias para deixar a produção mais atual

Saia do básico e invista em uma paleta vibrante para renovar o visual

Modelos exibem a beleza em tons pastéis no desfile de Lilly Sarti no SPFW N45 Inverno 2018
Modelos exibem a beleza em tons pastel no desfile de Lilly Sarti no SPFW N45 Inverno 2018 - Marcelo Soubhia / FOTOSITE
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Não, os nudes não vão deixar a cena tão cedo. Mas, talvez como contrapartida para o prolongado reinado dos beges, dos caramelos e dos marrons, as cores –sejam vibrantes, sejam pastel– andam ensaiando um retorno triunfal.

Nos desfiles das duas últimas temporadas de moda, assim como nos tapetes vermelhos recentes, a maquiagem colorida tem aparecido por todos os lados. E de um jeito moderno, jovem, trazendo ótimas inspirações para revigorar o visual. Quer checar algumas dessas propostas inovadoras? Então confira esta seleção. 

BLOCADA

Um dos jeitos mais certeiros de incorporar cor ao visual é trabalhá-la como um bloco único em toda a pálpebra. Até mesmo quando se escolhe uma nuance acesa, como a amarela, o aspecto final fica leve. Complemente com pele luminosa, gloss transparente e mais nada.

As cores blocadas foram a aposta da beleza da grife Novis
As cores blocadas foram a aposta da beleza da grife Novis - Divulgação

FANTASIOSA

Incorporar materiais diferentes ao "look" –como colar flocos metálicos azuis aos cílios– pode ser uma brincadeira divertida. Tanta fantasia assim não faz o seu estilo? Adapte a proposta aplicando uma máscara para cílios colorida. Fica bem mais discreto e ainda assim jovial.

Vai ter brilho, sim. A make fantasiosa bombou no desfile da grife Toga
Vai ter brilho, sim. A make fantasiosa bombou no desfile da grife Toga - Divulgação

VIBRANTE

Os batons de nuance aberta e viva, como a laranja, devem voltar já a partir deste inverno –e estourar no verão. Atenção para o acabamento do momento, cremoso e com leve brilho molhado. Ele promete chegar com toda força, dividindo os holofotes com o adorado mate

Modelo no desfile da grife Juliana Jabour no SPFW N45Verao, usando um batom laranja vibrante
Modelo no desfile da grife Juliana Jabour no SPFW N45Verao, usando um batom laranja vibrante - Marcelo Soubhia / FOTOSITE

AGRESSIVA

Traços e linhas em pontos inesperados (delineando a parte de baixo dos olhos, por exemplo) trazem um espírito tribal para o "make". Demonstrar atitude é com você mesma? Então, nem hesite: opte já por esta maneira de expressar a tendência.

O delinado invertido e mais agressivo foi a aposta da grife Ratier no SPFW N45 Inverno 2018
O delinado invertido e mais agressivo foi a aposta da grife Ratier no SPFW N45 Inverno 2018 - Rafael Chacon / FOTOSITE

ANTENADA

O violeta é a cor do ano da Pantone e o tom "must have" das antenadas. As variações do rosa, por sua vez, vêm passando por uma valorização crescente. Junte-as no sombreado luminoso e "voilá": a maquiagem de festa ganha um sopro de modernidade. 

Atriz Scarlett Johansson no lançamento de "Vingadores: Guerra Infinita", em Los Angeles, com maquiagem em tons de rosa
Atriz Scarlett Johansson no lançamento de "Vingadores: Guerra Infinita", em Los Angeles, com maquiagem em tons de violeta e rosa - Getty Images for Disney

METALIZADA

Os metálicos continuam em alta e trazer seu brilho para batons e sombras coloridos é garantia de atualidade. Porém, evite sombra ou blush muito vivos se escolher esse tipo de acabamento. A união de excessos pode gerar um resultado caricato.

Atriz Danai Gurira no lançamento de "Vingadores: Guerra Infinita", em Los Angeles, usando uma sombra metalizada
Atriz Danai Gurira no lançamento de "Vingadores: Guerra Infinita", em Los Angeles, usando uma sombra metalizada - Getty Images for Disney

CRIATIVA

Utilizar a cor sob uma nova perspectiva ajuda a imprimir frescor à aparência. Uma entre muitas ideias para renovar o repertório de aplicação: começar o esfumado no canto interno do olho e terminar no meio da pálpebra. É inesperado e muito interessante.

A modelo Grace Bol usou uma sombra azul com cobertura despojada no desfile da L'Oreal Paris
A modelo Grace Bol usou uma sombra azul com cobertura despojada no desfile da L'Oreal Paris ORG XMIT: 775052176 - Getty Images

PASTEL

Se as paletas intensas provocam receio, uma alternativa mais amigável é brincar com a gama pastel. Use uma tonalidade só em toda a pálpebra e, para garantir um visual conectado, seja minimalista: ressalte os cílios com apenas uma camada de máscara transparente.

Modelos exibem a beleza em tons pastéis no desfile de Lilly Sarti no SPFW N45 Inverno 2018
Modelos exibem a beleza em tons pastel no desfile de Lilly Sarti no SPFW N45 Inverno 2018 - Marcelo Soubhia / FOTOSITE

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias