Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu twitter

Saiba como enviar e receber dinheiro pelo Twitter

Novo recurso está disponível no começo apenas para usuários de iPhone

Logo do Twitter no celular
Logo do Twitter no celular - Olivier Douliery -27.mai.2020/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na coluna da semana passada, falei sobre o anúncio de algumas novidades no Twitter, entre elas as Comunidades. Outro lançamento foi o recurso de Bonificações, que permite que o usuário envie e receba dinheiro pela rede social.

No começo, essa função chegará gradualmente apenas para usuários de iPhone. “O recurso estará disponível primeiro no aplicativo do Twitter para iOS e, nas próximas semanas, será disponibilizado para Android”, informou a assessoria de imprensa da empresa. Mais tarde, deve chegar também à versão web.

É uma bem-vinda forma de monetização para os usuários que gastam grande parte do seu tempo produzindo conteúdo —e gerando lucro— gratuitamente para as big techs.

O recurso permite “demonstrar apoio às pessoas que geram conversas no Twitter —quer você queira apoiar o criador de um conteúdo, ajudar alguma arrecadação de fundos, dar uma gratificação a alguém que precisa de uma ajuda ou agradecer alguém por fazer você rir”, diz a rede social em sua Central de Ajuda.

Para poder receber dinheiro, é preciso atualizar o aplicativo. Entre no seu perfil e clique em “Editar perfil”. Se a função já estiver disponível para você, vai aparecer a opção “Dicas”, abaixo da sua data de nascimento. Em inglês, o recurso se chama “Tips”, que significa tanto “gorjetas” quanto “dicas”, por isso esse problema de tradução. Mas em breve deve ser alterado para “Bonificações”, o nome “oficial”.

Clique em “Dicas” para ativar a função. No Brasil, as transações serão feitas pelo aplicativo de pagamentos PicPay. Portanto, é preciso ter uma conta lá para enviar e receber dinheiro.

Depois que a configuração estiver completa, aparece um ícone de notas de dinheiro perto do seu nome. Para quem quiser enviar dinheiro, basta clicar nesse ícone, que leva automaticamente ao PicPay –é preciso ter o app instalado também. É só digitar o valor (se quiser dá pra incluir uma mensagem) e confirmar.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem