Bate-Papo na Web

Como localizar palavras em textos no celular

Comando de busca funciona em navegadores de internet

É possível usar comandos para localizar palavras em textos no celular - Gustau Nacarino -2.mar.2015/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabe o velho e bom Ctrl + F? Também dá para fazer coisa parecida no celular. Para quem não sabe (se é que alguém não sabe...), trata-se do comando de busca usado nos PCs para localizar palavras em um texto, que é acionado apertando simultaneamente as teclas Ctrl e a letra F.

Isso funciona em PDFs e navegadores de internet. Já no Word e Excel, essa operação é feita usando Ctrl + L.. Porém, como boa parte da humanidade passa cada vez mais tempo conectada às telinhas dos smartphones, é bom saber que também neles é possível localizar termos específicos em textos grandes da internet se for preciso.

O modo de fazer isso depende do navegador e do celular. No iPhone, em que normalmente se usa o Safari, tem dois jeitos. O primeiro é clicar no ícone do quadrado com uma seta dentro, na parte de baixo da tela, deslizar o dedo para cima para ver as opções mais abaixo e clicar em “Buscar na Página”.

O segundo é clicar na barra de endereços e digitar o que quer buscar. Mas, em vez de clicar em “ir” (o que o faria sair da página atual), deslize o dedo na tela e selecione a última opção, “Nesta Página”.

Ambos os jeitos fazem com que apareça uma caixa de busca na parte de baixo da tela. Se houver mais de uma palavra que você procura no texto, use as setinhas do lado direito para localizá-las. Os termos buscados ficam destacados em amarelo.

Depois de acionada, a caixa de buscas fica visível. Se quiser, pode pesquisar outras palavras, basta apagar a anterior e digitar uma nova. Quando acabar, clique em “OK” e a caixa some.

Já nos celulares com Android, em que normalmente se usa o Google Chrome, clique no menu (o ícone de três pontinhos, no canto direito superior da tela), e selecione “Encontrar na página”. Digite o que procura e, da mesma forma, use as setas para localizar as palavras no texto. Depois que terminar, é só clicar no X, na parte de cima da tela.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem