Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Natal

No Natal da pandemia, use sites e aplicativos de sorteios para manter a tradição do amigo secreto

Presentes podem ser comprados pela internet e abertos na hora da festa

Até o Papai Noel se adaptou ao home office; João Luiz Romanich, 69, montou um estúdio em casa para gravar vídeos para crianças neste Natal - Rubens Cavallari -27.nov.2020/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu sei, todo mundo está cansado de quarentena. Eu também estou. Quando parecia que já estava acabando, que o coronavírus já estava indo embora, começa tudo outra vez: número de casos aumentando, hospitais lotados, a recomendação de ficar em casa.

Ninguém aguenta mais ficar em casa. Ainda mais vendo as imagens de praias e bares cheios de gente sem noção, sem máscara, sem respeito à vida alheia. Não se trata de ser corajoso, de não ter medo de ficar doente. Se fosse só isso, cada um que cuidasse do seu próprio nariz (literalmente). Mas quem fica andando por aí como se a pandemia já tivesse acabado pode infectar e matar muita gente. Inclusive sua própria família.

Mesmo assim, é difícil não se sentir meio idiota ao tentar manter o isolamento social, com tanta gente na rua. Mas é preciso. A vacina está logo ali, dobrando a esquina. Só um pouco mais de paciência. A gente já esperou tanto, né? Já pensou, depois de tanto cuidado, dar uma relaxada, se contaminar e bater as botas? Nadar, nadar e morrer na praia?

No final de ano, a vontade de se aglomerar com a família e amigos é ainda maior. “Ah, foi um ano tão difícil, a gente merece.” Sério? Merece correr o risco de matar e morrer? Este ano já foi atípico, diferente (pra não dizer horrível). Então, bora organizar festas de Natal e Ano Novo diferentes também, menores, com no máximo dez pessoas, como orientam as autoridades em saúde.

Se a família é grande, dá pra dividir em núcleos. E é possível manter a manter a tradição do amigo secreto, mesmo à distância. Existem diversos sites e aplicativos que realizam o sorteio online, sem necessidade de encontro. Os presentes podem ser comprados pela internet e abertos na hora da festa, durante a chamada de vídeo por Zoom, Google Meet ou WhatsApp.

Dicas de sites: Amigo Secreto, Sorteio Amigo Secreto, SorteioGo e Gifwe. E apps: Amigo Secreto 22 e Papelzinho.

Falta pouco! Vai passar!

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem