Bate-Papo na Web

Confira cinco dicas fáceis para manter boa rotina em casa na quarentena

Mantenha a saúde mental durante o isolamento social

Ponto de ônibus em frente ao Masp, na deserta avenida Paulista, em São Paulo
Ponto de ônibus em frente ao Masp, na deserta avenida Paulista, em São Paulo - Gabriel Cabral-25.mar.2020/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estamos chegando a três meses de quarentena. Nem todo mundo ficou em casa nesse período todo, seja porque teve que sair para trabalhar ou porque faltou juízo mesmo. Aos que conseguiram praticar o necessário isolamento social (e continuam praticando), parabéns.

Afinal, não é fácil continuarmos trancados nos lindos dias de sol, vendo as imagens dos desmiolados andando livremente por aí, lotando shoppings e calçadões de praias. E sem saber o quanto mais isso ainda vai durar. Mas, se já aguentamos tanto tempo, qual o sentido de relaxar justo agora, bem no pico da pandemia?

Então, como um incentivo para a resistência nesta reta final (espero!), aí vão algumas dicas para manter a saúde mental dos quarentenados:

1. Para evitar brigas e cobranças desnecessárias, é bom ter bem claro quem faz o quê na casa. Faça uma planilha no Excel ou no Planilhas Google. Tem gente que prefere cozinhar, outros preferem lavar roupa etc. Mas sem ditadura, uma certa flexibilidade é fundamental.

2. Além de organizar a rotina da casa, é importante planejar bem a sua própria agenda. Parece que em casa vc vai ter todo o tempo do mundo, mas as horas escorrem rapidamente e, se vc não tiver metas concretas a cumprir, os dias acabam sem nenhuma realização. O Google Agenda é ótimo pra isso.

3. Além do tempo, divida tb os espaços e os usos de computador, smart TV, videogame etc. Se a casa for pequena, pense em acordar mais cedo ou dormir mais tarde que os outros para ter mais tempo só para vc.

4. Há uma infinidade de lives, séries e cursos online incríveis disponíveis na quarentena. Mas tudo bem se vc não conseguir fazer nada disso. Não se cobre demais. Respire.

5. Não deixe todos os dias serem iguais. Torne os finais de semana mais especiais, seja preparando aquela receita especial da internet ou fazendo videochamadas bem demoradas com a família.

Força, guerreiros! Vamos resistir! #FiqueEmCasa

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem