Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Agora

Saiba como excluir solicitações de amizade que você não fez no Facebook

Pedidos podem ser disparados automaticamente sem nosso conhecimento

Logo do Facebook em uma loga em Málaga, na Espanha
Logo do Facebook em uma loga em Málaga, na Espanha - Jon Nazca-4.jun.2018/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gosto do mundo virtual, mas às vezes tenho medo de mexer e apagar tudo. Por que às vezes aparecem pedidos de amizade no Facebook de quem já é nosso amigo? Uma pessoa aceitou meu pedido de amizade, mas eu não tinha feito esse pedido. Martha Rossi, 66 anos

Esse medo de fazer algo errado no computador/celular e perder tudo é bem comum. Afinal, quem já não apagou uma foto sem querer? Ou perdeu um arquivo importante porque esqueceu de salvar? O ideal é que essa insegurança se traduza em ação, e a pessoa passe a tomar mais cuidado com seus dados. Como?

Fazendo backups periódicos, mantendo o antivírus atualizado e evitando clicar em links aleatórios.
Mas, em relação ao Facebook, pode “mexer” à vontade, porque não tem muito como perder as coisas por lá. A não ser que você decida apagar um post, uma foto, um comentário. Mas é meio difícil fazer isso sem querer.

Sobre os pedidos de amizade de quem já é seu amigo, acontece que muitas pessoas têm mais de uma conta. Às vezes a pessoa abandona a conta por algum motivo e cria uma nova, aí tem que adicionar todo mundo de novo.

Pode ser também que ela tenha uma conta mais privada, com amigos mais próximos, e outra mais “aberta” —lembrando que não é preciso fazer isso, dá para ajustar quem vê o que a gente posta nas configurações da própria conta.

Já em relação aos pedidos de amizade que você não fez, isso provavelmente ocorre porque, ao participar de testes, joguinhos e brincadeiras no Face, acabamos autorizando certo acesso ao nosso perfil, e aí solicitações de amizade podem ser disparadas automaticamente sem o nosso conhecimento.

Para excluir esses convites indesejados, clique no seu nome e depois em “Amigos” e “Solicitações de amizade”. Em seguida, clique em “Ver solicitações enviadas”. Pouse o mouse em cima de “Solicitação de mensagem enviada” e clique em “Cancelar solicitação”. E evite dar autorizações para esses apps no Face.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem