Mike Wagner (ator David Costabile) na série "Billions" Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julia Jacobs
The New York Times

ALERTA: Este artigo inclui spoiler da estreia da 6ª temporada de "Billions".

Mr. Big não foi o único. Em uma das primeiras cenas na estreia da temporada seis de "Billions", drama da rede Showtime sobre criminosos de colarinho branco, um dos principais personagens da série, Mike Wagner (interpretado por David Costabile), teve um ataque cardíaco enquanto pedalava uma Peloton, uma bicicleta ergométrica de alto preço.

Os telespectadores podem ter passado por uma sensação de déjà vu ao ver o personagem descer da Peloton e reagir a uma onda de dor no peito, em meio ao luxo do cômodo em que ele estava se exercitando. No primeiro episódio de "And Just Like That", a continuação de "Sex and the City" que estreou no mês passado no serviço de streaming HBO Max, o marido de Carrie, conhecido como Mr Big (Chris Noth), morre de um ataque cardíaco ao concluir sua milésima sessão de exercício em uma Peloton.

Uma diferença nas tramas bizarramente parecidas é que o personagem de Costabile, executivo do fundo de hedge que é peça central da história em "Billions", sobrevive. E quando volta ao escritório depois do ataque cardíaco, a série decidiu correr o risco de mencionar diretamente o paralelo. "Não vou cair morto como Mr. Big", diz Wagner, mais conhecido como Wags, aos seus empregados, em tom de triunfo.

A Peloton afirmou em comunicado que não havia concordado com o uso de sua marca ou propriedade intelectual na série e não havia fornecido equipamento para o episódio. "Como a série mesma menciona", afirma o comunicado da empresa, "exercícios cardiovasculares têm grandes benefícios e ajudam as pessoas a viver vidas longas e felizes".

A estreia online da temporada seis de "Billions" aconteceu de surpresa na manhã do último dia 21, antes do horário marcado para sua exibição oficial em rede, domingo à noite. O episódio estará disponível gratuitamente em diversas plataformas de streaming, entre as quais o Showtime.com, e no YouTube, até o dia 10 de abril —no Brasil, a série está disponível na Netflix, mas até a quinta temporada.

Os produtores executivos da série divulgaram uma declaração na qual afirmam que a cena foi escrita e gravada no segundo trimestre de 2021, meses antes da morte de Mr. Big em "And Just Like That". O diálogo fazendo referência a Big foi acrescentado recentemente, na pós-produção.

"Decidimos acrescentar a fala porque é algo que Wags diria", afirmaram os produtores na declaração. A Showtime não respondeu de imediato a uma pergunta sobre se a Peloton estava ciente da cena antes da estreia do episódio.

O destaque que a bicicleta recebeu em "And Just Like That" se tornou um problema para a Peloton: depois que o episódio entrou no ar, as ações da companhia caíram.

A companhia tentou inverter o impacto negativo da menção à sua marca produzindo rapidamente um comercial veiculado online e estrelado por Noth, que aparece sentado diante de uma lareira com sua instrutora da Peloton. Mas a ideia saiu pela culatra quando, alguns dias depois que o comercial começou a ser veiculado, a revista The Hollywood Reporter publicou um artigo no qual duas mulheres acusavam Noth de agredi-las sexualmente.

A Peloton excluiu o comercial de suas contas de mídia social. (Noth definiu as acusações como "categoricamente falsas", mas posteriormente foi acusado por múltiplas outras mulheres de delitos de conduta sexual, acusações que ele também nega.)

A empresa já vinha enfrentando problemas nas últimas semanas. Depois que o canal de notícias CNBC noticiou que a Peloton planejava suspender a produção de suas bicicletas, o presidente-executivo da empresa divulgou um comunicado negando a informação, mas afirmando que a companhia está estudando demitir alguns empregados. As ações da Peloton caíram em 24% no dia 20 de janeiro.

As cenas dos dois seriados foram desenvolvidas em um período no qual restrições forçavam as pessoas a se exercitar em casa durante a pandemia, mas a demanda por equipamentos da Peloton vem minguando agora que os Estados Unidos estão retornando às suas velhas rotinas.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem