Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Série 'The Umbrella Academy' é acusada de antissemitismo

Internautas criticam uso do idioma iídiche; criador da série diz que acusações são 'dolorosas'

The Handler (interpretada por Kate Walsh) em 'Umbrella Academy'
The Handler (interpretada por Kate Walsh) em 'Umbrella Academy' - Reprodução/Netflix
São Paulo

A segunda temporada da série "The Umbrella Academy", que estreou na Netflix na última sexta-feira (31), está sendo acusada de antissemitismo pelo fato da personagem The Handler (interpretada por Kate Walsh) falar, em algumas cenas, iídiche, idioma utilizado por judeus asquenazes.

Como a personagem intepreta uma vilã, e faz parte de uma organização secreta que ajuda a manter a linha temporal do universo, internautas afirmaram que ela representaria a teoria da conspiração de que judeus "secretamente dominam o mundo". “O uso do iídiche pela série em um ‘culto secreto de dominação mundial’ é definitivamente intencional”, diz um usuário do Twitter.

A personagem, no entanto, também fala mandarim e sueco ao longo da segunda temporada. Ao jornal britânico Metro, o criador da série, Steve Blackman disse que as acusações são "dolorosas" e "incorretas".

"Eu escrevi esses episódios, criei o personagem, e eu mesmo sou judeu", disse. "Apesar de entender que a audiência às vezes recebe as coisas de uma forma diferente do criador, The Handler não foi criada como uma personagem antissemita".

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem