Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Série 'The Umbrella Academy' é acusada de antissemitismo

Internautas criticam uso do idioma iídiche; criador da série diz que acusações são 'dolorosas'

The Handler (interpretada por Kate Walsh) em 'Umbrella Academy'
The Handler (interpretada por Kate Walsh) em 'Umbrella Academy' - Reprodução/Netflix
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A segunda temporada da série "The Umbrella Academy", que estreou na Netflix na última sexta-feira (31), está sendo acusada de antissemitismo pelo fato da personagem The Handler (interpretada por Kate Walsh) falar, em algumas cenas, iídiche, idioma utilizado por judeus asquenazes.

Como a personagem intepreta uma vilã, e faz parte de uma organização secreta que ajuda a manter a linha temporal do universo, internautas afirmaram que ela representaria a teoria da conspiração de que judeus "secretamente dominam o mundo". “O uso do iídiche pela série em um ‘culto secreto de dominação mundial’ é definitivamente intencional”, diz um usuário do Twitter.

A personagem, no entanto, também fala mandarim e sueco ao longo da segunda temporada. Ao jornal britânico Metro, o criador da série, Steve Blackman disse que as acusações são "dolorosas" e "incorretas".

"Eu escrevi esses episódios, criei o personagem, e eu mesmo sou judeu", disse. "Apesar de entender que a audiência às vezes recebe as coisas de uma forma diferente do criador, The Handler não foi criada como uma personagem antissemita".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem