Cinema e Séries

'Olhos que Condenam': protagonistas relatam misto de dor e redenção após série da Netflix

'Ver isso é doloroso, mas é necessário', diz um dos condenados do caso

Da esquerda para a direita: Antron McCray, Raymond Santana, Yusef Salaam, Kevin Richardson e Korey Wise, acusados incorretamente por um estupro em Nova York em 1989.
Da esquerda para a direita: Antron McCray, Raymond Santana, Yusef Salaam, Kevin Richardson e Korey Wise, acusados incorretamente por um estupro em Nova York em 1989. - Mario Tama/Getty Images/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisa Richwine
Los Angeles

Os cinco homens condenados incorretamente pelo estupro de uma mulher que corria no Central Park, em Nova York, em 1989, disseram no domingo que uma nova série da Netflix sobre o caso reviveu a dor do julgamento, mas também trouxe um senso de redenção.

Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, os homens disseram que estavam gratos pela humanização feita ao longo dos quatro episódios do drama “Olhos que Condenam” e pelo uso da história para chamar atenção a injustiças.

“É agridoce”, disse um deles, Kevin Richardson, ao lado dos outros quatro. “Ver isso é doloroso, mas é necessário. Isso precisa ser visto.”

Os cinco homens —Richardson, Yusef Salaam, Antron McCray, Raymond Santana e Korey Wise— tinham entre 14 e 16 anos à época do estupro e confessaram após extensos interrogatórios policiais. A vítima era branca e os réus, negros ou hispânicos.

Posteriormente, cada um deles admitiu que a confissão fora feita sob coerção de policiais, mas mesmo assim todos foram condenados e cumpriram penas de 6 a 13 anos de prisão.

A condenação foi revertida, em 2002, após outro homem confessar o crime e testes de DNA confirmarem a culpa dele. “Isso trouxe muita dor de volta”, disse McCray sobre a série. “Eu achei que houvesse acabado”.

McCray, que começou a chorar durante a conversa, disse que não sentia nenhum senso de redenção e ainda sofria do trauma de ser falsamente acusado e encarcerado.

“Até hoje, estou afetado. Preciso de ajuda. Eu sei disso”, disse McCray, acrescentando que rejeitou o pedido de sua esposa para que ele fosse à terapia. “O sistema quebrou muitas coisas que não podem ser consertadas.”

Questionado se havia perdoado seu pai, que o incitou a confessar o crime, McCray afirmou: “Eu o odeio. Minha vida está arruinada”.

Parte da campanha da Netflix para concorrer ao Emmy, a entrevista foi gravada e será exibida na Netflix e no canal a cabo de Winfrey, o OWN, na quarta-feira (5).

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem