Cinema e Séries

'Game of Thrones' quebra recordes de audiência na TV e deixa fãs tristes e enfurecidos

Ilustração do dragão Drogon com detalhes de seus órgãos
O dragão favorito de Daenerys, que cospe fogo sob o comando ‘dracarys’ e incendiou Westeros em Game of Thrones - @ lam_buja
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jill Serjeant
Los Angeles

Alerta: O texto contêm spoilers sobre o episódio final da série "Game of Thrones".

Mais de 19 milhões de telespectadores norte-americanos assistiram ao último episódio da série televisiva "Game of Thrones" - representando um recorde de audiência para a HBO, disse o canal à cabo na segunda-feira (20). 

Empresa que integra o grupo AT&T Warner Media, a HBO disse que a audiência televisiva em tempo real foi de 19,3 milhões e a audiência dos aplicativos HBO GO e HBO NOW excedeu a antiga marca do programa, que era de 18,4 milhões para o penúltimo episódio, há uma semana. 

O final da série também foi a mais assistida transmissão de televisão de todos os tempos na HBO, ultrapassando o recorde anterior estabelecido pelo drama mafioso "The Sopranos" em 2002, disse a HBO.

"Game of Thrones" está disponível em mais de 150 países em todo mundo, mas a HBO disse que os dados de visualização não são facilmente recuperáveis em muitos destes mercados, tornando o número mundial impossível de ser calculado. 

Críticas mistas, uma garrafa d'água no cenário, e pedidos por uma série spinoff estrelando a assassina adolescente Arya Stark marcaram o final de "Game of Thrones", que terminou com um twist final sobre quem governaria o país fictício de Westeros.

O episódio final se mostrou tão polêmico quanto a temporada 8 em si, com o disputado Trono de Ferro sendo derretido e a saga terminando no que alguns classificaram com anticlímax.

Mas o ator britânico Isaac Hempstead-Wright disse na segunda-feira que estava muito feliz com a maneira em que a série transformou seu personagem, Bran Stark, que foi de um garoto de 10 anos em uma cadeira de rodas até o homem escolhido para ser rei. 

"Bran se tornar rei é uma vitória para as pessoas mais tranquilas e recolhidas deste mundo, que muitas vezes são ofuscadas pela comoção em torno das mais vibrantes e exaltadas", disse Hempstead-Wright, de 20 anos, em uma coluna como convidado no The Hollywood Reporter. 

Kelly Lawler, do USA Today, chamou o final da temporada de "um final desastre que os fãs não mereciam", acrescentando que foi um "clichê". 

Mais de 1,2 milhão de fãs em todo mundo haviam assinado uma petição no Change.org até segunda-feira, criticando a temporada 8 e pedindo que fosse refeita.

Os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, ficaram em silêncio nesta segunda-feira. Os produtores executivos disseram que planejavam estar offline no dia do episódio final. 

"Estaremos em um local não revelado, com nossos telefones desligados e abrindo várias garrafas", disse Weiss ao Entertainment Weekly. 

Muitos fãs estavam mais chateados por causa da série terminar após oito temporadas. 

"Eu pensei que seria um final mais dramático", disse a funcionária de saúde Christine Lethune à Reuters em uma festa de exibição do episódio em Nova York. "Estou brava, brava com esse último episódio. Eu queria mais depois disso."

Fãs observaram um outro item moderno que apareceu diante da câmera - uma garrafa plástica de água vista atrás da boa do personagem Samwell Tarly. A observação levou a uma série de piadas e zombarias depois que um copo de papel de café foi visto em uma cena do episódio 4, transmitido há duas semanas. 

No ano passado, a HBO encomendou uma "prequel" co-escrita por George R.R. Martin, autor da série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", na qual a série é baseada. A nova série se passará milhares de anos antes dos eventos de "Game of Thrones". 

Na segunda-feira, muitos fãs queriam uma sequência baseada na personagem Arya Stark (interpretada por Maisie Williams), que é vista pela última vez a bordo de um navio para explorar terras desconhecidas. 

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem